Um dos espaços mais acolhedores do Parque de Eventos da Festa da Uva 2019 é a Vila dos Distritos, que fica logo na entrada do Nostra Gente (Pavilhão 2). Representada por 10 casas onde estão moradores das localidades e de regiões administrativas, a Vila tem em seu cenário um moinho antigo, uma fonte e um poço, que permite que o público seja transportado ao interior de Caxias do Sul.

As casinhas de madeira ornamentadas e com os nomes das comunidades chamam atenção pela delicadeza. A simpatia e a hospitalidade dos moradores ao atender os visitantes são marcas registradas do espaço. Os turistas se encantam com o artesanato e as delícias gastronômicas típicas da região que são comercializadas e simbolizam a localidade onde vivem. Uvas, cucas de uva, salame, queijo, biscoito e a polenta brustolada com queijo ou salame são atrações do espaço.

A aposentada Glicélia Siebeneichler, 70 anos, estava encantada com o moinho. “Viemos em um grupo de Lajeado e é a primeira vez que eu vejo como é um moinho. Esse espaço é muito lindo, lembra o interior”, afirmou. Natural de Forquilhinha (SC), Carlene da Silva Forgiarini, 52, analisava e fotografava cada detalhe da Vila. “Gosto desses espaços porque temos na nossa cidade a Festa das Origens que preserva as culturas italiana e alemã. Sempre faço pesquisas nas festas para levar as ideias para a minha cidade. E esta Vila é um encanto”, destacou.


Conheça um pouco mais sobre cada distrito ou região administrativa:
Criúva – Berço da Tradição Gaúcha: uva, sucos, geleias, conservas, comportas e queijo.
Fazenda Souza – A conquista da cultura com a chegada dos tropeiros: frutas in natura – morango, maçã, ameixas, uvas, sendo que a uva bananinha é uma das mais vendidas porque chama a atenção pelo formato.
Santa Lúcia do Piaí – geleias, pimentão doce, mini tomates, pão caseiro, queijos, salame, cucas recheadas e polenta brustolada. O prato com quatro fatias de polenta, queijo e salame, atrai visitantes que formam filas para ver como o “merendin” é feito e aproveitar para provar o prato que é vendido por R$ 10.
Vila Cristina – cucas, geleias de cana de açúcar, rapadura e açúcar mascavo.
Vila Seca – Berço dos Caxienses: artesanato em madeira, tapetes, camisetas, conservas de figo e doce de leite. Vila Oliva – É bom viver aqui: biscoitos, cucas de uva, massas congeladas, agnoline, tortéi, pizzas, piem, queijos e maçã.
Ana Rech – Vila dos Presépios: pão colonial, salame, quadrinhos de parede, cesto de vime, artesanato em crochê, biscuit, macramê, fuxico, tapetes e cuias decoradas.
Desvio Rizzo – artesanato tricot, crochê, bijuterias, facas artesanais e artesanato em couro.
Galópolis – Mais do que um bairro, uma história: roupinhas de bebê, sapatinhos, casaquinhos, toalhinhas, tapetes, bolsas, travesseiro de viagem, almofadas, chinelos de lã, panos de parede, avental, puxa-saco e guardanapos.
Forqueta – Terra do Vinho: chapéus e bolsas de milho e trigo e peças para decoração. Na casa, da localidade onde vive a rainha da Festa da Uva 2019, os visitantes encontram bonecas que representam Maiara Perottoni e as princesas Milena Remus Caragnato e Viviane Piamolini Gaelzer. Há também uma homenagem ao Monumento ao Imigrante, que é símbolo da imigração italiana na cidade.


Fotos: Anderson Dalcin e Leandro Araujo