Preparo do doce inicia às 10h, no Pavilhão 1 do Parque de Eventos
Uma receita especial, que perpassa gerações, e ganha forma a partir de 350 kg de uva, 110 kg de açúcar e o afeto de muitas famílias. Em poucas palavras, é assim que podemos definir a Uvada da Nona, ação que movimenta o Parque de Eventos neste sábado, 2 de março, a partir das 10h, no setor de gastronomia (praça de alimentação) do Pavilhão 1.
A produção da chimia da fruta em tamanho gigante inicia pela manhã. A expectativa é que cerca de três mil porções do doce sejam distribuídas ao público gratuitamente a partir das 14h, na companhia de um delicioso pão caseiro.
Josiane Camazzola, nutricionista da Festa da Uva 2024, destaca que a uva será preparada com a receita que foi de sua “nona”, Santa Pegoraro, de 92 anos. É ela quem estará à frente dos trabalhos no Pavilhão 1. Também vão participar da atividade a Rainha da Festa da Uva 2022, Priscila Zanol, e os pais dela, Gilberto e Iraci, que providenciaram a principal matéria-prima do preparo: a uva. “É desafiador e gostoso ao mesmo tempo, mas estamos preparados para essa saborosa missão”, diz.
Josiane pontua também como ocorrerá o preparo. “A gente higieniza o tacho, espreme as uvas e leva ao fogo, para ferver um pouquinho e deixar no ponto em que ela larga o suco, liberando casca e semente. A gente retira do tacho, peneira em outro recipiente, remove a casca e a semente, e descarta. Depois, coloca o mosto no tacho, ferve, acrescenta o açúcar e cozinha até alcançar o ponto certo de chimia ou de geleia de uva”, explica.
A Festa Nacional da Uva 2024 segue até o próximo domingo, 3 de março, com diversas atrações artísticas, gastronômicas e culturais.