Pessoas com deficiência e um acompanhante podem entrar no Parque gratuitamente, mas devem se cadastrar na bilheteria; há visitas guiadas, intérprete de Libras e audiodescrição em espetáculos da Festa

A Festa da Uva é para todos. Na 34ª edição do evento, que segue até 3 de março, em Caxias do Sul, pessoas com deficiência e um acompanhante não pagam o ingresso de acesso ao Parque (com exceção dos shows nacionais, na Arena). Assim, a medida garante que todos os públicos possam visitar expositores, assistir às atrações nos palcos, curtir as atividades culturais e gastronômicas, e muito mais. 

A Comissão Comunitária da Festa da Uva 2024 orienta que as pessoas com deficiência e seus acompanhantes se cadastrem junto à Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). Isso deve ser feito nas bilheterias do Parque de Eventos. Até a noite de quinta-feira, 22 de fevereiro, 300 cidadãos haviam feito o cadastro, mas o número de visitantes pode ser maior, pois há quem tenha preferido pagar ingressos ou os tenha recebido de cortesia no trabalho, por exemplo.

Lucélia Amaral Gomes, assistente social da Coordenadoria de Acessibilidade, salienta que há, ainda, empréstimo de cadeiras de rodas e visitas guiadas para pessoas com deficiência no Parque. As visitas ocorrem por meio de parceria entre o órgão público e o Instituto de Audiovisão (Invav).

Na tarde desta sexta-feira, 23, o casal Luciano Silva e Aline Lazzari foi contemplado com a atividade. Na companhia de Fernanda Toniazzo e Sulamita Duarte, eles visitam os diferentes locais que fazem a diversão de caxienses e turistas na Festa. Logo na entrada, puderam sentir, de muitas formas, o poder que a música tem sobre a vida humana. 

“Ações como essas são de extrema importância. Por meio delas, nos sentimentos de fato incluídos e pertencentes. Sem medidas assim, não poderíamos ter acesso a muitas coisas”, destaca Luciano. A próxima visita guiada está marcada para 1º de março, às 18h30.

 

Acessibilidade também nos Desfiles Cênicos

Os Desfiles que ocorrem na rua Sinimbu contam com audiodescrição, recurso que traduz imagens em palavras, para as pessoas cegas, com baixa visão ou outras complicações oculares. As pessoas com deficiência e os acompanhantes também têm direito à meia-entrada nos shows nacionais, onde tradutores e intérpretes de Libras estão em campo. Eles também atuam nos Desfiles e no Espetáculo Som & Luz. 

De acordo com Lucélia, instituições como a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Caxas do Sul (Apadev), Centro Dia Caxias (CDC) e Apae Caxias têm levado seus usuários e realizado visitas guiadas pelos profissionais. “Todas as pessoas com deficiência são bem-vindas na Festa da Uva. Estamos aqui para recebê-las e todas terão direito ao ingresso de cortesia”, convida ela. 

 

Mais fotos no link. - Crédito: Matheus Teodoro