Ao som do gaiteiro e distribuindo sorrisos e uvas, a rainha da Festa da Uva 2019, Maiara Perottoni, e as princesas, Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer, estiveram na Casa Geriátrica Cuidare, na tarde da última segunda-feira (18).


O trio foi recepcionado com carinho e alegria pelos idosos que residem na Cuidare. A rainha e as princesas convidaram os moradores e a equipe para irem até o Parque de Exposições da Festa da Uva e aos desfiles, de 22 de fevereiro a 10 de março. Localizada no bairro Madureira em Caxias do Sul, a casa abriga 42 idosos e conta com mais de 28 especialistas nas áreas de medicina, psicologia, trabalho social e gastronomia.


Para Amadeu Dias, 83 anos, a visita fez com que a tarde fosse especial. Morador de Rio Grande, o idoso conta que já esteve na Festa da Uva e sempre admirou a força da tradição. "Moro aqui há três anos e me sinto em casa. Mas a presença da rainha e das princesas foi um presente porque nosso dia ficou ainda mais leve e alegre. Foi um momento muito alegre", destacou.


A aposentada Glaúcia Souza, 97, elogiou a alegria e simplicidade do trio. "A visita foi linda porque quando encontramos essa boa vontade, alegria e carinho nas pessoas como na rainha e nas princesas temos tudo o que precisamos no mundo. O amor transforma e que seja uma festa assim acolhedora", salientou.


Orquídea e escolas - As soberanas também estiveram na Orquídea onde almoçaram com colaboradores. Em seguida visitaram os estudantes do Colégio La Salle e fizeram fotos com os pequenos da Escola de Educação Infantil Brincando e Aprendendo.


Shopping Iguatemi Caxias
Na noite da última segunda-feira, 18, as soberanas Festa da Uva 2019 estiveram no Shopping Iguatemi Caxias na noite desta segunda-feira (18). Elas foram prestigiar a exposição dos vestidos que usaram na madrugada de 20 de maio do ano passado, quando foram coroadas como Rainha e Princesas desta edição. Os trajes podem ser conferidos de perto pelo público no Iguatemi Caxias até o dia 10 de março, próximo à loja Centauro. O trio aproveitou também para divulgar a festa e percorreu todo o shopping acompanhado dos músicos Mario Michelon, autor da letra da música tema desta edição, e Luciano César. Eles entoaram Viva Una Bela Giornada e clássicos italianos enquanto entregavam uva e material aos lojistas e clientes que compareceram ao Iguatemi.


História dos vestidos das Soberanas:
Os vestidos que participam da exposição carregam detalhes que contam as histórias das famílias da rainha e das princesas, bem como lembranças da imigração italiana de Caxias do Sul.


Traje da Rainha Maiara Perottoni: As vestes homenageiam o tataravô Arthur Perottoni e a tataravó Maria Bampi Perottoni. Inspirado nas bodas de ouro do casal, ele evidencia técnicas manuais de crochê e bordados – richilieu, linhas e pedrarias. No bordado na anágua estão trechos do diário de Arthur Perottoni, que enfatiza la famiglia, la fraternita e la unione! O vestido foi desenhado por Carolina Potrich e Fabrício de Prá.


Traje da Princesa Milena Remus Caregnato: O vestido homenageia a tataravó por parte de pai, Thereza Facchin Caregnato, vinda de Enego, região do Vêneto. Feita em zibeline bubble, o destaque é para a cor vermelha e a barra de renda, toda rebordada em dourado. As cores simbolizam o cultivo da terra, que transforma o grão em prosperidade e progresso, fazendo com que a uva fosse o marco inicial do desenvolvimento de Caxias do Sul. O traje foi desenhado e confeccionado por Eliana Gavazzoni.


Traje da Princesa Viviane Piamolini Gaelzer: O vestido homenageia a bisavó Rosália Piamolini, como a inspiração de um registro fotográfico feito na sua chegada ao Brasil, onde portava na vestimenta um detalhe em seu peito, tradicional da região de sua origem, Piemonte. O traje foi idealizado pela historiadora e pesquisadora Véra Stedile Zattera e costurado pela estilista Francine Scariott e pela costureira Edite Scariott.