A rainha da Festa da Uva 2019, Maiara Perottoni, e as princesas Milena Remus Caragnato e Viviane Piamolini Gaelzer, tiveram um compromisso diferente na tarde deste sábado (09). As soberanas se divertiram colhendo uva no parreiral do Parque de Eventos, que é mantido pela empresa Delta Fértil, que propôs a colheita da fruta e a produção de chimia em parceria com a Escola de Gastronomia Sal à Gosto.
A diretora da Delta Fértil, Luciana Minuscoli, que tem estande pela primeira vez na Festa da Uva, conta que a ideia surgiu em uma tarde durante o evento enquanto observava as parreiras. “Nosso estande tem o objetivo de repassar conhecimento sobre técnicas agrícolas para produzir a estrela da festa, que é a uva. Também contamos com visita ao parreiral-modelo, bate-papo com o agrônomo Jaime Lovatel, que é especialista em viticultura, e então surgiu a ideia da colheita e de fazer algo com a fruta, e optamos por chimia de uva”, ressalta.
Para a rainha Maiara o momento foi de descontração e de recordar momentos da infância. “A experiência foi muito bacana porque resgata nossas origens e homenageia a fruta símbolo da nossa festa e a história da nossa gente. Enquanto mexia na uva para produzir a chimia lembrei da nona e das receitas que produzia como a uvada para passar no pão quentinho que saía do forno. Tem gosto de saudades”, emocionou-se a soberana.
A equipe do Sal à Gosto seguiu no preparo da chimia, que levou uma hora e meia para ficar pronta. A Festa da Uva 2019, que iniciou dia 22 de fevereiro, encerra neste domingo (10).
Fotos: Leandro Araujo