Programação encerrará no próximo domingo, 23; no sábado, 22, italiana Mafalda Minnozzi fará show gratuito no Palco Principal do Centro de Eventos 

Com o propósito de acolher e aproximar a comunidade por meio da celebração de sua cultura, bem como valorizar a figura do agricultor e enaltecer a produção de hortifrutigranjeiros em Caxias do Sul, o segundo final de semana da Festa das Colheitas movimentou o Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos. Até as 17h deste domingo, 16, cerca de 30 mil pessoas haviam prestigiado a programação, segundo a Comissão Organizadora do evento. No primeiro final de semana de atividades, 20 mil pessoas circularam pelo Parque. Assim, os organizadores estimam que mais de 50 mil pessoas já tenham prestigiado a 4ª Festa das Colheitas. 

“Estamos muito felizes com a receptividade da Festa perante à população de Caxias do Sul e de outros municípios da Serra. O que vimos neste final de semana foram corredores lotados nos três dias, com milhares de famílias aproveitando as atividades que preparamos com muito carinho. Vamos celebrar os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul até o próximo domingo exatamente como manda o figurino, com muita alegria e diversão”, pontua a diretora-executiva do evento, Carla Pezzi.

A sexta, 14, teve como destaque a estreia do espetáculo Talian’arte per bambini. O trio Cibele Tedesco, Nêmora Hoff e Luis Abreu conduziu as crianças em um divertido passeio pela cultura italiana, com dança, música e outras vivências lúdicas. À noite, o Filó Cênico Musical se despediu da Festa das Colheitas 2025 em grande estilo. Ao todo, três apresentações movimentaram o Palco Principal e homenagearam os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul com as performances dos grupos Girotondo e Miseri Coloni.

No sábado, 15, a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul abriu a sua temporada de apresentações na Festa. Sob a regência de Gilberto Salvagni e com participação dos solistas Franceli Zimmer (soprano), Maicon Cassânego (tenor) e Rafael de Boni (acordeon), o concerto Sopros da Tradição celebrou as tradições folclóricas italianas com “Tarantella” e “Funiculì Funiculà”, e a cultura gaúcha com “Merceditas”, “Barra do Ribeiro”, “Danças Gaúchas” e “Sétima do Pontal”. À tarde, o pórtico de entrada do Parque de Exposições recebeu a colorida Oficina Cores da Natureza - Arte e Sustentabilidade com Gio e Doug. A ação fez a alegria do público infantil que, por cerca de uma hora, aprendeu a fazer tintas naturais a partir de resíduos de alimentos como beterraba, cenoura e espinafre. À noite, caxienses e turistas foram presenteados com os shows dos grupos Zo Scarpon, que celebrou as raízes italianas com números musicais e teatrais, e Girotondo, que fez o público dançar ao ritmo do folclore italiano

Neste domingo, 16, a programação iniciou ainda pela manhã, com missa em italiano rezada pelo vigário-geral de Caxias do Sul, Leonardo Pereira, na Capela das Réplicas. À tarde, houve uma visita guiada pelas Réplicas com tradução para a comunidade surda. No Palco Principal, apresentaram-se os grupos Felice Persone e Ragazzi Dei Monti. O show de Gilney Bertussi, um dos maiores nomes da música tradicionalista gaúcha na Serra, encerrou a agenda do dia. O projeto Os Bertussi - Nova Geração destacou a história d’Os Bertussi e renovou a tradição com sucessos como “Oh de Casa”, “São Francisco É Terra Boa” e “Fim de Baile”. 

Show de Mafalda Minnozzi será destaque no próximo sábado
A cantora e compositora italiana Mafalda Minnozzi, radicada no Brasil, estará em Caxias do Sul no próximo sábado, 22, penúltimo dia da Festa. A performance da artista ocorrerá no Palco Principal, localizado no Centro de Eventos, às 20h.

Ela promete encantar o público com uma emocionante “volta para casa”, direto às origens da criança que, fascinada, ouvia Edith Piaf, Ella Fitzgerald, Billie Holiday e Caterina Valente. O projeto eMPathia Jazz Duo terá a presença do guitarrista nova-iorquino Paul Ricci, além de Fabio Alves na bateria, Felipe Alves no baixo e João Cristal no piano. Os talentos de todos darão o tempo da harmoniosa sinfonia que unirá todos em uma experiência cultural singular.

Radicci e Genoveva, e Espedito Abrahão e Os Campeiros serão atrações no domingo
No domingo, 23, os visitantes poderão dar boas risadas com dois velhos conhecidos da região: Radicci e Genoveva. Inspirada na obra do cartunista Carlos Henrique Iotti, a peça teatral do Grupo Ueba celebrará os 150 anos da imigração italiana, trazendo à tona o cotidiano dos colonos que chegaram ao Brasil em busca de uma vida melhor. O espetáculo ocorrerá às 14h, no Palco Principal.

Às 16h, haverá celebração das tradições com grupos folclóricos. Às 18h, o Palco Principal receberá o último grande show da programação, com Espedito Abrahão e Os Campeiros. O show-baile terá como marca a empolgação, sinônimo do grupo que respira a paixão pela cultura local. 

Quem ainda não prestigiou a 4ª Festa das Colheitas poderá fazer isso entre sexta, 21, e domingo, 23. Na sexta, o Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos abrirá das 14h às 22h, e no fim de semana, das 10h às 22h. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível. O estacionamento custa R$ 20,00. Confira aqui a programação completa do último final de semana do evento.

Sobre a Festa das Colheitas
O evento, que integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, é uma realização da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, da Prefeitura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura. O financiamento é da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROCULTURA RS. O patrocínio é de Caixa Econômica Federal, Andreazza, Banrisul, Voestalpine, Sicredi Pioneira, Vantajão, Martinelli Advogados, Unimed Serra Gaúcha e Grupo People, com apoio de Mebrafe, Alternativa Componentes, CSG - Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, Pettenati, e Sebrae. Apoio institucional: CIC Caxias, Consolato Generale d´Italia Porto Alegre e Consulado Honorário Italiano Caxias do Sul. O planejamento e a gestão cultural são assinados pela produtora cultural Cali Troian, da Cali Gestão Cultural.