Atividades como debulhar milho e amassar uva com os pés ocorreram no estacionamento do Villagio Caxias dando início à competição
A primeira etapa da Olimpíada Colonial - Edição 30 Anos, atividade da Festa Nacional da Uva mobilizou a comunidade e agitou o estacionamento do Shopping Villagio Caxias na manhã deste sábado (13/01). A abertura foi feita pelo prefeito Adiló Didomênico e pela rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho. Adiló ressaltou que a Olimpíada Colonial é uma homenagem a um dos motivos da festa: o agricultor e seus afazeres diários.
A Rainha e as Princesas surpreenderam a todos chegando ao local a bordo de um trator conduzido por Lizandra. Depois elas participaram da demonstração de várias provas, entre elas arremesso de queijo, corrida de cariola, e amassar uva. As equipes que disputaram essa primeira etapa foram compostas por integrantes dos veículos de comunicação, Sindilojas, Villagio Caxias, representantes de entidades como o presidente da CIC Caxias do Sul Celestino Loro e integrantes da Comissão Comunitária.
O presidente da Festa Nacional da Uva Fernando Bertotto agradeceu a grande participação e entusiasmo de todos e considerou a abertura da Olimpíada um sucesso. “Caxias está em clima de Festa e é essa alegria que queremos ter durante todo o evento” - ressaltou Bertotto.
Uma das provas preferidas da Rainha Lizandra foi amassar uva com os pés. “Participei pela primeira vez e foi muito agradável e divertido. A uva dá uma sensação relaxante e ainda sobe aquele cheirinho que representa tão bem a nossa Festa. Foi muito legal!” As próximas etapas ocorrerão no próximo final de semana. Dia 20, sábado, na Linha 40, e dia 21, domingo, em Galópolis.
Nesta edição a Olimpíada Colonial completa 30 anos e traz 13 modalidades: fazer bigoli (massa), debulhar milho, corrida de trator, amassar uva, mini 48 (bochinha), arremesso de queijo, corrida de cariola, toma que é de uva (prova inédita que consiste em tomar 300ml de suco de uva no menor tempo possível) , jogo da panòcia (debulhar milho), carreto de cucagna, chute na mastela (infantil), corrida de saco (infantil) e mais uma prova surpresa. As provas seguem até o dia 03 de março.
A comunidade é convidada a participar formando equipes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com antecedência pelos telefones (54) 99183-8166 e (54) 3207-1133 ou diretamente no local das provas.
A equipe vencedora da Olimpíada Colonial será premiada com R$10 mil a ser destinado para uma escola municipal ou estadual de sua comunidade.
As equipes que conquistarem 1º,2º e 3º lugar recebem também uma medalha e a grande vencedora recebe um troféu.
Confira o calendário das próximas provas:
- Linha 40 - 20 de janeiro (sábado) às 15h30 - Em frente a igreja matriz
- Galópolis - 21 de janeiro (domingo) às 15h30 - Em frente a igreja matriz
- São Luís da 6ª Légua - 27 de janeiro (sábado) às 15h30 - Campo de futebol
- Criúva - 28 de janeiro (domingo) às 15h30 - Em frente do salão comunitário
- Forqueta - 3 de fevereiro (sábado) às 15h30 - Em frente a igreja matriz
- Fazenda Souza - 4 de fevereiro (domingo) às 15h30 - Em frente a igreja matriz
- Santa Lúcia do Piaí - 11 de fevereiro (domingo) às 9h30 - Em frente a igreja matriz
- Vila Oliva - 11 de fevereiro (domingo ) às 15h30 - Em frente a igreja matriz
- Vila Cristina - 17 de fevereiro (sábado) às 15h30 - Campo de futebol
- Bairro Desvio Rizzo - 18 de fevereiro (domingo) às 15h30 - Lagoa do Rizzo
- Ana Rech - 25 de fevereiro (domingo) às 9h30 - Na rua coberta
- Vila Seca - 25 de fevereiro (domingo) às 15h30 - Em frente a igreja matriz
- Paralimpíada - data a definir - Enxutão
- Final - 3 de março (domingo) às 14h - Rua Sinimbu