Quem visitou o Parque Mário Bernardino Ramos na tarde desta quinta-feira (28) teve a oportunidade de curtir um passeio diferente e descontraído: andar de carretão. A rainha da Festa da Uva 2019, Maiara Perottoni, e as princesas Milena Remus Caragnato e Viviane Piamolini Gaelzer, acompanharam os visitantes no último passeio desta tarde, às 16 horas.

Para a rainha o passeio é um resgate e uma homenagem ao produtor rural, que utiliza o transporte no campo, e também uma chance de conhecer melhor o parque durante a Festa da Uva. “Passeamos por pontos que conhecemos e por onde caminhamos durante a Festa, mas de carretão podemos ver esses locais de outra maneira e apreciar um pouco mais da história do nosso parque, como o Memorial Ateliê Zambelli, que está localizado no monumento Jesus Terceiro Milênio e tem uma vista linda de Caxias do Sul”, ressaltou.

A diretora administrativa da Delta Fértil, Luciana Minuscoli, que promove os passeios gratuitos, conta que a ideia é valorizar o produtor rural. “Temos uma ligação forte com o produtor rural e vamos até o campo para trabalhar lado a lado e trocar informações. Esse passeio é uma maneira de mostrar aos visitantes como a realidade de quem vive na colônia”, afirma.

A aposentada Maria Terezinha Denicol, 64 anos, é caxiense, mas não conhecia o Memorial Ateliê Zambelli. “Gostei muito de andar de carretão. Se teve esse passeio em outras edições não estou lembrada porque foi a primeira vez que fiz e conheci o Memorial Zambelli que nunca tinha visitado”, conta.

Os passeios gratuitos ocorrem de hora em hora, das 13 às 16 horas. Como o número de ocupantes do carretão é limitado, é importante que os interessados se inscrevam para o passeio. A inscrição é feita no estande da Delta Fértil, que fica na Alameda Central, em frente às réplicas. O passeio dura em média 40 minutos e 22 pessoas podem participar de cada roteiro.