Quem quiser participar pode se inscrever online pelo link https://goo.gl/mnAEhG

Manter viva a tradição e preservar a identidade cultural trazida pelos imigrantes italianos para a região da Serra Gaúcha é um dos objetivos do Torneio de Qu4trilho, tradicional jogo de cartas, que integra a programação cultural da Festa da Uva 2019, que ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março, em Caxias do Sul. As inscrições iniciam nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, e seguem até o dia 27, com vagas limitadas (até 150 competidores).


Para participar do Torneio de Qu4trilho é preciso acessar o formulário online por meio do link https://goo.gl/mnAEhG. A taxa de inscrição é R$ 130,00, incluindo um ingresso ao Parque de Exposição Mário Bernardino Ramos, o “merendin” (lanche da tarde), ingresso para o Jantar de Confraternização e a medalha de participação.


 A competição acontece dia 2 de março, a partir das 14 horas, no Salão Paroquial, no Bolicho dos Piardi, nos Pavilhões da Festa da Uva . As rodadas seguem até as 20h30 e a partir das 21h30 inicia a premiação aos 10 primeiros colocados. Mais informações pelo link https://goo.gl/AKsJN3 ou pelos telefones (54) 9 9949-0650 com Moacir, no (54) 99183-8166 com Juarez ou no (54) 98100-3667 com Rabelão.


Saiba mais sobre o Qu4trilho:
O jogo praticado com baralho do tipo Espanhol, onde a característica especial é a de “troca de parceiros”, é disputado entre quatro competidores. A finalidade é fazer no mínimo 18 figuras das 35 disputadas.


 Um dos organizadores do Torneio de Qu4trilho, Moacir S. Dal Castel, afirma que dos jogos de carta a modalidade é considerada uma das que mais exige atenção do jogador, já que o número de combinações é amplo. “Diz a lenda que se Adão, Eva, Caim e Abel tivessem começado a jogar todos os dias, até hoje não teria se repetido uma só jogada”, conta ele.


Dal Castel lembra que o escritor José Clemente Pozenato, autor do Livro “O Quatrilho”, que Fábio Barreto transformou em filme em 1995 e que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996, ao ser questionado, sobre as Origens do Quatrilho, respondeu:


“Sobre a origem do jogo, a informação mais remota que tenho é a seguinte: em 1734 o compositor italiano Antonio Caldara compôs uma cantata para quatro sopranos com o título de Il gioco del quadriglio, onde ele diz que foi um demônio que inventou esse jogo!“


O carteado era muito jogado na Itália e chegou ao Brasil nas bagagens dos imigrantes italianos. Tradicional e muito jogado nas comunidades italianas se tornou um exemplo de preservação das tradições em cidade como Caxias do Sul. Segundo Dal Castel até mesmo as comunidades urbanas mantém o jogo, tanto que na localidade de São Luiz da Sexta Légua, todas as quintas feiras à noite e pelas tardes dos domingos, os apaixonados pelo carteado se reúnem na sede da Confraria do Qu4trilho Colonial para jogar e conversar.


A Confraria realiza em média quatro torneios por ano, sempre em locais diferentes, para integrar as comunidades, e as disputas acabam sempre em festa, cantorias e muita conversa.