Durante os 18 dias de realização da Festa da Uva 2024, o público poderá conferir uma pequena prévia do que deverá ser visto na 7ª edição do Horti Serra Gaúcha, previsto para ocorrer, preliminarmente, em março de 2025. No estande de cerca de 325 m², será dada uma pincelada sobre o que faz de Caxias do Sul o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul, assim como também serão exibidas algumas das inovações que tem auxiliado no desenvolvimento e crescimento do setor.

Conforme o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município, Rudimar Menegotto, além da uva, fruta símbolo da festa maior da cidade, há produção de muitas outras culturas em larga escala em diversas propriedades da região. “A produção de maçã hoje é quase que equivalente a da uva”, explica. Em relação à exibição de inovações, o secretário usa como exemplos os sistemas automatizados de irrigação e as máquinas de colher uva. “O estande do Horti Serra será um espaço de confraternização com produtores, parceiros e comunidade”, pontua. 

A primeira edição do Horti Serra Gaúcha ocorreu em 2007. As edições seguintes foram realizadas em 2008, 2009, 2011, 2013 e 2015. A trajetória do evento foi interrompida entre 2017 e 2019, e a pandemia impediu sua retomada em 2020 e 2021. A ideia é que o Horti Serra tenha a sua realização restabelecida, ocorrendo de dois em dois anos, paralelamente à Festa das Colheitas, no ano de intervalo da Festa da Uva.

*Fonte: prefeitura de Caxias do Sul