Rainha e princesas foram conhecer o local de armazenamento e ajudaram no processo
Os primeiros caminhões com a fruta que será distribuída na Festa Nacional da Uva 2024 chegaram nesta terça-feira (30/01) e foram armazenados na câmara fria da Zanette Produção e Seleção de Frutas, no interior de Caxias do Sul.
O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), que também é Diretor de Agricultura da Festa da Uva Rudimar Menegotto convidou a rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho para participarem do momento e conhecerem o processo.
- Muito bom sentir esse cheirinho de uva recém colhida e poder vir aqui conhecer onde fica guardado o símbolo da nossa Festa.
A Festa Nacional da Uva vai adquirir dos produtores de Caxias do Sul, no total, 150 toneladas de uva das variedades niágara rosa, niágara branca e isabel, para distribuir durante os 18 dias do evento e desfiles.
A produtora Gabriela Piton, 23 anos, fez duas entregas de 500 quilos nesta terça-feira.
- Vender para a Festa da Uva era o sonho do meu pai, que já é falecido. Minha mãe e eu estamos conseguindo realizar - salientou.
No total, Gabriela vai vender quatro toneladas de uva para a Festa. Ela aprovou o preço que está sendo pago (R$ 4,30 o quilo para uva não protegida e R$ 5 o quilo para uva protegida).
- Estamos nos sentindo valorizados. E uma coisa muito legal é que podemos tambem expor nossas uvas - afirma Gabriela
O agricultor Paulo Vicenzi, 59 anos, produtor de Ana Rech, entregou nesta terça cerca de 1,7 tonelada e vai fornecer, no total, 8 toneladas para a Festa.
- Sinto muito orgulho de fazer parte da Festa da Uva, porque a festa é nossa! E o melhor é produzir e vender diretamente para o evento - diz Paulo.
O secretário Rudimar Menegotto salienta que apesar de todas as adversidades climáticas, as uvas surpreendem pela qualidade. No total 31produtores rurais de Caxias do Sul vão comercializar uvas para a Festa.
A Festa da Uva ocorre de 15 de fevereiro a 3 de março no Parque de Eventos e marca o início das comemorações dos 150 anos da imigração Italiana no Brasil.