Entre os visitantes, estiveram cidadãos de 12 Estados e do Distrito Federal, além de países como Argentina, Alemanha e Cuba
O último final de semana da Festa das Colheitas 2025 reuniu, até as 19h deste domingo, 23, 36 mil pessoas no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. Isso significa que, somado aos outros dois finais de semana, 86 mil pessoas prestigiaram a programação na Serra Gaúcha.
A estimativa foi apresentada pelo presidente da Comissão Organizadora da Festa, Fernando Bertotto, após o último show da programação, com Espedito Abrahão & Os Campeiros, no Centro de Eventos da Festa da Uva. Em seu discurso, Bertotto agradeceu as equipes que fizeram a programação acontecer, além da imprensa, dos visitantes e dos expositores que, em suas palavras, foram essenciais para “fazer a roda girar”. “Muito obrigado, de coração, a todos. É sempre gratificante quando fazemos um evento que é prestigiado pelo público. Superamos a nossa meta de público e, ao longo de nove dias, reunimos 86 mil pessoas no Parque de Exposições”, disse.
A Rainha da Festa Nacional da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali, também discursou: “Obrigado a todos que passaram por aqui (Parque de Exposições). A Festa das Colheitas só foi possível graças a todos que confiaram em nós”. Em seguida, quem falou foi o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.
O chefe do Executivo local destacou que, em seus três finais de semana, o evento recebeu visitantes de 82 municípios de 12 Estados e do Distrito Federal, além de cidadãos da Alemanha, Argentina, Cuba, Rússia e Venezuela. Os dados fazem parte de um levantamento da Secretaria Municipal do Turismo e do Desenvolvimento Econômico. Também coube ao prefeito anunciar a data da 5ª edição do evento, que ocorrerá em 2027: dias 26, 27 e 28 de fevereiro; 5, 6 e 7 de março; e 12, 13 e 14 de março.
Considerado o segundo maior evento comunitário do município, a Festa das Colheitas proporcionou dezenas de experiências gastronômicas, artísticas, culturais e de lazer para a comunidade. Ao longo de nove dias, caxienses e turistas puderam acessar o Parque de Exposições gratuitamente. As ações foram desenvolvidas com o propósito de comemorar os 150 anos da imigração italiana no RS, bem como enaltecer a figura do agricultor e o protagonismo de Caxias do Sul como maior produtora de hortifrutigranjeiros do Estado.
Como foi a despedida da Festa das Colheitas 2024
A reta final da 4ª Festa das Colheitas foi movimentada, com atividades que proporcionaram alegria e diversão para toda a família. Na tarde de sexta, 21, a última edição do Talian’arte per bambini, com Cibele Tedesco e Nêmora Hoff, recebeu a visita de um grupo de adultos de 18 a 59 anos, atendidos pelo Centro Caxias. O público PCD foi presenteado com uma animada performance das artistas, o que rendeu muitos sorrisos e interação social. “Viemos aqui (Parque de Exposições) para eles (atendidos) saírem um pouco do ambiente rotineiro. Eles se expressaram e aproveitaram muito o show”, destacou a psicóloga da entidade, Bruna Oss Emer.
À noite, o Palco Principal recebeu duas apresentações. O espetáculo Devaneio, da Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul, reverenciou os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. O elenco evocou os sonhos e as aspirações dos pioneiros vindos da Europa, tecendo, a partir de movimentos delicados e expressivos, uma narrativa que ligou o passado às aspirações atuais. Após, o Grupo Sanfonaço apresentou o seu dinâmico show ítalo-gaúcho. Por mais de uma hora, o público cantou e dançou com os ritmos gaúchos e as variadas melodias italianas.
O sábado, 22, iniciou com o talento do cantor e coralista Diogo Oliboni. Durante a tarde, apresentaram-se o Coral Radize D’Italia e o CTG Campo dos Bugres, com Da Uva ao Chimarrão, Ítalo-Gaúcho por Tradição. O grande destaque da noite foi a passagem da cantora italiana Mafalda Minnozzi por Caxias do Sul. Entre canções como Per Amore, Canzone per te e Parole Parole, ela recebeu o carinho de milhares de fãs. Mafalda apresentou músicas que compôs especialmente para trilhas sonoras de filmes como Mulheres ao Mar e Saneamento Básico, e clássicos como Mérica, Mérica, Speranza e Ciao Amore Ciao.
Houve, ainda, uma pequena amostra de seu novo trabalho, Riofonic, álbum que homenageia a primeira cidade que a acolheu no Brasil. A homenagem aos gaúchos se deu por meio de Águas de Março, composta por Tom Jobim e eternizada na voz de Elis Regina.
Na manhã deste domingo, 23, o Palco Principal recebeu o Grupo Tio Xico, criado por funcionários da Agrale na década de 1980. A homenagem à cultura italiana deu-se a partir de uma animada apresentação, que incluiu também referências à arte da Argentina, da Espanha e do México. A tarde foi de muitas risadas com Radicci & Genoveva, protagonistas da peça de teatro do Grupo Ueba, e encantamento com a apresentação de diferentes grupos folclóricos.
Passava das 18h quando o último show da programação transformou o Centro de Eventos em um grande baile. O grupo Espedito Abrahão & Os Campeiros animou o público por cerca de uma hora e meia. No repertório, estiveram sucessos autorais e outros clássicos da música tradicionalista gaúcha, como Canto Alegretense e Querência Amada.
Mais
O último final de semana da 4ª Festa das Colheitas também contou com outros dois eventos: o 2º Concurso de Queijos Artesanais de Caxias do Sul, no sábado, e os Jogos Abertos de Bocha em Cancha de Areia, no domingo. O primeiro foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), e o segundo, pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel).
Sobre a Festa das Colheitas
O evento, que integrou o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, foi uma realização da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, da Prefeitura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura. O financiamento foi da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROCULTURA RS. O patrocínio foi de Caixa Econômica Federal, Andreazza, Banrisul, Voestalpine, Sicredi Pioneira, Vantajão, Martinelli Advogados, Unimed Serra Gaúcha e Grupo People, com apoio de Mebrafe, Alternativa Componentes, CSG - Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, Pettenati, <OU>, Biglia Advocacia e Sebrae. Apoio institucional: CIC Caxias, Consolato Generale d´Italia Porto Alegre e Consulado Honorário Italiano Caxias do Sul. O planejamento e a gestão cultural foram assinados por Cali Gestão Cultural.