Réplica de Caxias do Sul de 1885, um dos principais pontos turísticos do município, ganhará novos espaços de resgate e valorização à história
O início da 4ª Festa das Colheitas, na próxima sexta-feira, 7, marcará a abertura de dois museus no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. O Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, que até então funcionava em Forqueta, ocupará a casa 2 das Réplicas. Já o Museu da Festa Nacional da Uva será inaugurado na casa 1.
A historiadora e museóloga Fabiana Santos explica que o Museu da Uva e do Vinho proporciona aos visitantes um passeio pela linha do tempo da indústria vitivinícola no município, além de apresentar relevantes momentos representativos da identidade cultural dos imigrantes italianos e seus descendentes. Por sua vez, o Museu da Festa Nacional da Uva contará com um rico acervo, destacando a trajetória do maior evento comunitário do Sul do Brasil desde o seu início, na década de 1930.
“Somos um dos municípios com o maior número de espaços museais no Estado. A abertura destes locais vem para potencializar a atividade turística em nossa cidade. Somado a isso, caxienses e turistas ganham novas opções culturais e de lazer. A ideia é que os dois novos museus contribuam para a educação patrimonial da comunidade, proporcionando também reflexões e compreensões acerca do que norteou o desenvolvimento da cidade e o que contribui para a sua identidade cultural e social até hoje”, complementa.
O presidente da Festa da Uva S.A, que administra o Parque de Eventos da Festa da Uva, Milton Corlatti, também celebra as novidades. “Não temos dúvida de que a inauguração destes dois museus, somados ao Museu Zambelli, já instalado no Parque, serão atrativos essenciais para que as pessoas conheçam ainda mais da cidade e de sua história. Queremos transformar o Parque no maior ponto turístico de Caxias do Sul e, aos poucos, estamos implementando novas ações”, menciona.
Segundo Milton, os museus funcionarão para além do período de Festa da Uva e Festa das Colheitas. Os espaços podem ser visitados de terça a domingo, das 10h às 16h. Na segunda, não haverá funcionamento, mas o Parque de Eventos estará de portas com outros atrativos para a comunidade.
O Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp e o Museu da Festa Nacional da Uva vão funcionar durante todo o período da Festa das Colheitas 2025, entre os dias 7 e 23 de março, de sexta a domingo. Tanto a entrada no Parque Mário Bernardino Ramos quanto o acesso aos museus são gratuitos.
SERVIÇO
O quê: abertura do Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp e do Museu da Festa Nacional da Uva na Festa das Colheitas
Quando: entre os dias 7 e 23 de março, às sextas (14h às 22h), sábados e domingos (10h às 22h)*
Onde: Réplicas de Caxias do Sul de 1885, no Parque Mário Bernardino Ramos (rua Ludovico Cavinato, 1431, Nossa Senhora da Saúde - Caxias do Sul)
Entrada totalmente gratuita; sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível
*No dia 7, o Parque de Eventos abrirá ao público às 16h, após a cerimônia de abertura da Festa das Colheitas