Caxias do Sul deu início neste final de semana a uma festa que faz jus ao título de maior produtora de hortifrutigranjeiros do Estado. A Festa das Colheitas, inaugurada na noite da última sexta-feira (13), segue nos próximos dois finais de semana de março celebrando o agricultor do interior do município, seus distritos e sua produção agrícola e familiar. Centenas de visitantes que foram ao Centro de Eventos da Festa da Uva entre sexta e este domingo encontraram, além de produtos de qualidade, gastronomia típica e opções de lazer, muita simpatia, simplicidade e alegria.
Dom José Gislon, bispo de Caxias do Sul e uma das autoridades a ocupar o palco durante na abertura oficial da Festa, resumiu em uma frase a importância da homenagem que a Festa presta ao agricultor, um profissional que “não tem a certeza de que vai colher, mas que mesmo assim continua semeando”. Sandra Mioranzza Randon, presidente da Festa da Festa das Colheitas e da Festa da Uva, também destacou, em seu discurso, a valorização do agricultor e a importância do evento para fomentar esse segmento da economia local. “Superamos vários obstáculos para estar aqui hoje. Um deles é o Coronavírus, para o qual tomamos todas as providências possíveis para garantir a segurança e a saúde dos visitantes, expositores e artistas envolvidos na festa”, ressaltou. O prefeito de Caxias, Flávio Cassina, fez questão de dizer que a prefeitura apoia o evento de “corpo e alma”, e não apenas institucionalmente. A solenidade de abertura teve a presença de várias autoridades e também da Rainha da Festa da Uva de 2019, Maiara Perottoni, das princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer, e das candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Uva de 2021.
Encanto para os turistas
Centenas de visitantes aproveitaram o primeiro final de semana da Festa das Colheitas, que eram recebidos na entrada do Centro de Eventos com bandinhas de músicas do folclore italiano e gritos bem-humorados de “Ah, eu sou colono!”. O que chamou a atenção dos turistas de Campo Grande (MS) foi essa receptividade. Sueli de Souza, 47 anos, não conhecia Caxias do Sul e aproveitou o período de férias para conhecer a cidade e a festividade local, ao lado do marido e de dois amigos. “Tudo está maravilhoso e muito diferente. Por onde andamos somos bem acolhidos, com muita simpatia e alegria. No passeio de ônibus (projeto Andiamo, que leva visitantes por um passeio no interior da cidade), pude ver pela primeira vez um parreiral de uva e participar da colheita, era algo que sempre tive vontade de conhecer”, conta, afirmando que pretende voltar assim que puder.
Audileia Souza Coelho, 66 anos, veio do Rio de Janeiro (RJ) para visitar a filha e aproveitou a ocasião para conhecer o evento tão falado em Caxias do Sul. “Essa Festa está muito bonita. Os expositores têm produtos muito bons e as músicas também estão ótimas”, elogiou, enquanto conferia o artesanato local ao som ao vivo do grupo banda Anima D'Italia no palco do Centro de Eventos.
A Festa das Colheitas também serviu de presente de aniversário para Marlene dos Santos Burguês, 72 anos, que veio de Canoas (RS) com uma excursão. “Está sendo ótimo. Os produtos são muito bonitos e o acolhimento dos expositores deixa tudo mais especial. Queremos ser bem recebidos e aqui é lugar certo para isso”, explica.
Benefício para os produtores
O movimento de visitantes no Centro de Eventos dos Pavilhões vai dar trabalho para a família Menegotto ao longo da semana que começa. E isso é motivo de alegria! Expositores do distrito de Vila Oliva, distante 40 quilômetros do Centro de Caxias, os Menegotto terão de intensificar a produção de cucas, porque o estoque previsto para suprir o primeiro final de semana da Festa das Colheitas quase terminou. “Da noite de sexta ao meio-dia de domingo vendemos 100 cucas, um ótimo número”, comemorou Iago Menegotto. Ele pretende vender 500 cucas até o último domingo da festa, em 29 de março.
Reunião com expositores
A presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Mioranzza Randon, reuniu os expositores da Festa das Colheitas na manhã de domingo para um encontro de alinhamento dos próximos dias do evento. Um dos objetivos principais foi tranquilizar a todos quanto às medidas preventivas que foram tomadas em relação ao Coronavírus. “Estamos trabalhando com todas as condições e capacidades para que o evento seja um marco para a cidade e entre no calendário oficial de eventos. Todas as diretrizes necessárias foram atendidas para proteger expositores e a comunidade”, disse Sandra. A presidente aproveitou para confirmar a realização nos próximos dois finais de semana e estará monitorando junto aos órgãos públicos o desdobramento do assunto. “Estamos muito felizes com o sucesso do evento até agora, e temos certeza de que vamos impressionar ainda mais os visitantes nos próximos dias”, destacou Sandra. Com adesão dos expositores, o encontro também serviu como uma oportunidade para a avaliação deste primeiro momento do evento. Segundo eles, a expectativa é gerar bons negócios, uma vez que a festa é uma ótima vitrine para divulgação e comercialização dos seus produtos.
SERVIÇO FESTA DAS COLHEITAS
Quando: 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de março
Quanto: A entrada é gratuita. O estacionamento custa R$ 18 por dia.
Onde: No Centro de Eventos dos Pavilhões Festa da Uva em Caxias do Sul
Horários: Sextas-feiras, das 16h às 22h; sábados, das 10h às 22h; e domingos, das 10h às 21h