A Festa Nacional da Uva conta com diversos atrativos sobre a cultura gaúcha e caxiense para que os visitantes possam explorar. Quem passa pelo Pavilhão 2, logo após a Vila dos Distritos, pode visitar o estande da Escola do Chimarrão. O espaço recebe visitantes de todos os cantos do mundo que querem conhecer mais sobre a cultura e a tradicional bebida gaúcha.

No livro de registros da Escola, durante a 33ª Festa da Uva, já passaram turistas de 201 cidades de oito países diferentes, entre eles Argentina, Austrália, Brasil, Chile, França, Paraguai, Romênia e Uruguai.

Entre os relatos das pessoas que passaram por esta edição da festa, o de Cynthia Lebsa, Recife/PE, que se animou ao passar pelos Pavilhões e aprender sobre o chimarrão. “Estou morando no Rio Grande do Sul há um ano e sempre relutava em viver esta experiência. Uma parte importante da cultura local e que me foi apresentada de uma forma muito carinhosa pela equipe da Escola do Chimarrão", escreveu.

Tiago Schwengber, colaborador e membro da equipe da Escola, explica o quão gratificante é conhecer e ensinar pessoas de diferentes partes do mundo sobre a tradicional bebida. “Quando vem o pessoal de fora, que não conhece e fica sabendo da ligação do gaúcho com essa bebida, que é símbolo do Rio Grande do Sul, é fantástico. As pessoas saem daqui e compram cuia, bomba, erva mate e levam para fazer. Eles se sentem valorizados aprendendo algo que ninguém nunca ensinou a eles".

Quem passa pelo espaço e aprende a fazer chimarrão também recebe um certificado especial para poder comprovar que sabe preparar a bebida. A rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann receberam os seus.


Fotos Felipe Vargas e Letícia Kreling