A Festa da Uva 2021 integra-se a partir desta terça-feira (7) à campanha Caxias do Amor - A Caridade Também Contagia, que vai angariar alimentos e produtos de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia do Coronavírus. A campanha, coordenada pela Mitra Diocesana e Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), disponibiliza pontos de coletas em supermercados, farmácias e postos de gasolina.
A partir de quinta-feira (9) começam a ser divulgados vídeos gravados pela Rainha da Festa da Uva de 2019, Maiara Perottoni, as princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer, e as 13 candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Uva de 2021. Elas farão um chamamento para que a comunidade se engaje à campanha, que também objetiva centralizar e organizar a distribuição das doações. Os vídeos poderão ser acessados e compartilhados no Instagram e Facebook da Festa da Uva. “Entendemos que a manifestação da Rainha, princesas e candidatas tenha um apelo muito grande na divulgação na campanha, pela sua figura pública e comunitária e também pela força de suas entidades. É a Festa da Uva se engajando ao bem comum. Nunca vivemos uma situação tão atípica quanto essa, então é o momento de reunirmos forças para enfrentar essa pandemia”, destaca a diretora da Comissão Social da Festa, Fabiana Bressanelli Koch.
A campanha
A campanha Caxias do Amor - A Caridade Também Contagia vai arrecadar cestas básicas, alimentos não perecíveis e itens de higiene para atender a demanda de famílias em vulnerabilidade social em função da pandemia do Coronavírus. A arrecadação está sendo feita nos supermercados, farmácias e postos de gasolina. Os locais estão identificados com caixas e cartazes. A presidente da FAS, Marlês Sebben, explica que os donativos nos supermercados serão direcionados ao Banco de Alimentos, e dos demais pontos às entidades atendidas pela FAZ, por meio de credenciamento no CRAS.
Além da Festa da Uva, também apóiam a campanha a Câmara de Vereadores, Igreja Assembleia de Deus, Projeto Mão Amiga, Fundação Caxias, ADCE, UAB, CIC, Sindigêneros, Sindilojas e Ceasa Serra.