Técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) auxiliaram produtores rurais a montar a Exposição de Uvas da Festa da Uva, durante a manhã desta quinta-feira (17). Das 8h às 10h, todos se dedicaram a fixar os cachos nos expositores colocados no mezanino do Centro de Eventos, no Parque Mário Bernardino Ramos. O Prefeito Adiló Didomenico e a Vice-prefeita Paula Ioris acompanharam a montagem e conversaram com os agricultores, assim como o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, o presidente do Sindicato Rural Valmir Susin, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Benardete Boniatti Onsi, e técnicos da Emater.
A exposição recebeu no total 222 inscrições. Durante a tarde, um grupo de jurados faz a avaliação das uvas, identificadas apenas por números. Depois da escolha dos cachos que serão premiados, as uvas receberão identificação com nome e localidade do viticultor. São quatro modalidades: Variedades isoladas, Conjunto de variedades, Mostra de uva orgânica e Mostra de uvas diversas. Os troféus serão entregues durante jantar de premiação, no Restaurante Tulipa, no dia 26 de fevereiro.
O Prefeito Adiló Didomenico parabenizou os agricultores pela dedicação à atividade. “A comunidade reconhece o trabalho de vocês, que são responsáveis pelo símbolo maior da Festa”, disse. Ele e a Vice-prefeita Paula Ioris fizeram questão de cumprimentar o produtor Mário Debastiani, 93 anos, que acompanhou de perto a montagem junto aos familiares. “Participo desde a década de 50, quando a exposição da Festa da Uva era ali onde hoje é a Prefeitura”, orgulha-se.
Entre as agricultoras, destacam-se duas princesas de edições anteriores da Festa, integrantes de famílias com tradição na fruticultura e na vitivinicultura: respectivamente Kelin Zanette (Princesa em 2012) e Patrícia Piccoli Zanrosso (Princesa em 2016). Assim como elas, muitas mulheres estiveram nos Pavilhões trazendo as uvas, fruto do trabalho de toda família e que serão admiradas por milhares de visitantes a partir desta sexta-feira (18).
A exposição fica logo na entrada do Centro de Eventos. À direita estão variedades como Bordô, Isabel e Niágara branca e rosada. À esquerda, as variedades de mesa (como Itália e Rubi) e viníferas (como Cabernet Sauvignon, Lorena ou Moscato Branco). Ao fundo, estão os conjuntos formando verdadeiras cascatas de cachos de uva.
Para o titular da SMAPA, a expectativa foi superada. “Sabemos que existe toda uma situação de dificuldade devido à estiagem, porém com mais prejuízos na uva destinada à indústria. Já os parreirais protegidos ou irrigados estão apresentando uma ótima qualidade”, observa Menegotto, que é também diretor de Agricultura da Festa da Uva.
Fotos Alexandra Baldisserotto