Foi com as boas-vindas do embaixador do evento, o ator Thiago Lacerda, que a cerimônia de abertura da Festa da Uva 2019 iniciou na manhã desta sexta-feira, 22 de fevereiro. Ele exaltou a força dos imigrantes da Serra Gaúcha, agradecendo aos antepassados, com um texto que destacou a epopeia italiana. O maior evento do município segue até o dia 10 de março, no Parque Mario Bernardino Ramos, com uma diversificada programação artística e cultural.


A cerimônia contou com a presença de dezenas de autoridades, entre elas, as que subiram ao palco: o vice-presidente do Brasil, Antônio Hamilton Mourão, os senadores Lasier Martins e Luis Carlos Heinze, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, os deputados federais Marcel Van Hattem e Carlos Gomes, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Luis Augusto Lara, o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), José Antônio Fernandes Martins, e a anfitriã, presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Mioranzza Randon.


Emocionada, a presidente da Comissão Comunitária do evento, Sandra Mioranzza Randon, iniciou os discursos e relembrou sua história familiar, a força da agricultura por meio de seu avô, Pedro Mioranzza, e destacou o que a festa representa. “Passado, presente, futuro, oportunidades. A Festa da Uva é mais do que a celebração da produção da fruta, é a nossa identidade, nossas origens e nossas famílias”, destacou. Sandra agradeceu ainda a todos que construíram a Festa durante os anos e, em especial, as mais de 1,2 mil pessoas envolvidas na organização da bela giornada de 2019.


Primeira mulher a ocupar o cargo de presidente, destacou a intensa programação que espera os visitantes e turistas nos próximos 17 dias. “Estamos esperando mais de 1 milhão de pessoas. São mais de 150 artistas locais que irão também engrandecer de cultura nossa celebração”, completou.


O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, destacou a grandiosidade da Festa da Uva, um evento autossustentável e que mantém vivo o espírito de Joaquim Pedro Lisboa, idealizador da primeira edição. “O trabalho dos nossos antepassados é o que nos trouxe até aqui. A uva movimenta a economia do município e nos impulsiona”, afirmou.


Em sua fala, o governador Eduardo Leite, parabenizou a presidente Sandra Randon e destacou o significado econômico e comercial que o evento impacta em todo o Estado. “Trabalho, inovação, dedicação e fé para superar os desafios. A Festa da Uva e Caxias do Sul são exemplo disso e devem ser seguidos”, disse.


O vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, afirmou que a história faz parte do engrandecimento de um povo e a Festa é parte disso. “Quem não tem passado, não tem futuro. Que estes sejam dias de alegria e congraçamento, mostrando a todos a pujança dessa cidade”, concluiu.


A cerimônia, que teve ainda a presença da Rainha Maiara Perottoni e Princesas Milena Caregnato e Viviane Gaelzer, contou com a apresentação do Sexteto de Cordas de Caxias do Sul. A intérprete de libras foi Leticia de Lucena, enquanto os irmãos Andrei e Tainá Borges, surdos e famosos no Youtube pelo canal Visurdo, com mais de 100 mil inscritos, entoaram os versos do Hino Nacional e do Hino Rio-grandense. O evento encerrou com o desenlace da fita inaugural, no terceiro pavimento do Pavilhão Nostra Itália, seguida de visitação ao local e coquetel.