Milhares de pessoas estiveram na noite da última terça-feira, 26, na Rua Sinimbu, no centro de Caxias do Sul, para assistir ao primeiro Desfile Artístico da Festa da Uva 2019, que iniciou às 20h40. Para a presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019, Sandra Mioranza Randon, ver o público aguardando pelo desfile foi um momento marcante. “O desfile é um dos momentos mais emocionantes da nossa festa e ver as famílias trazendo cadeiras e almofadas para acompanhar o espetáculo, foi muito lindo”, ressalta.
A festa, que iniciou dia 22 de fevereiro, segue até o dia 10 de março, no Parque Mario Bernardino Ramos, com o tema Viva Una Bela Giornada. A tradição gaúcha, presente antes da chegada dos imigrantes italianos à cidade, abriu o desfile.
O carro chamado de Solo Gaúcho foi acompanhado por quatro alas. Coreografias, percussionistas com bombos legueros e figurantes pilchados, dançando músicas típicas, mostraram a acolhida aos primeiros colonizadores. A chegada dos imigrantes foi retratada por figurantes, em um navio, com trouxas para carregar o que podiam da terra onde nasceram, bebês no colo, crianças pela mão, saudades da família e da terra, e medo do desconhecido, mas com esperança em busca de uma nova vida. A vindima desta vez foi representada por uma coreografia mostrando ao público a colheita da fruta que é símbolo da festa. Colheita que é afirmação de vitória, o resultado de um árduo trabalho.
O público pode saborear uvas doces que foram distribuídas pela organização, e que mostram que as videiras florescem e coroam a vitória de um povo. As coreografias feitas por artistas locais e a presença dos figurantes deu vida ao espetáculo. Essa união atraiu o olhar do público e envolveu a comunidade. O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), comemorou o resgate da tradição. “Essa foi uma noite de celebração, de resgatar a nossa história, a nossa origem e de brindar com a comunidade, que veio até o desfile para celebrar a vindima”, destacou.
O trem, importante no desenvolvimento da cidade, foi seguido pela gastronomia, marcante e tão presente nos costumes da cidade. A religiosidade e a fé foram ilustradas em alas, e a capela, ainda presente nas comunidades dos distritos ocupava um dos carros. O trabalho na indústria, que tornou a cidade o segundo pólo metal mecânico do Brasil, foi representado por um carro, e por artistas, com botas de borracha, que dançavam músicas ao som de elementos percussivos inspirados nas tarefas desempenhadas nas fábricas.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando imigrantes de diversos países, culturas, religiões, mostram que a terra que acolheu os italianos tem inspiração para receber, e hoje é berço de inúmeras manifestações étnicas e religiosas, mostrando uma cidade contemporânea. O diretor artístico Matheus Brusa considera que o objetivo, de apresentar um desfile coreografado, foi alcançado. “Estou feliz e contemplado. O espetáculo foi coreografado, mais calmo, sem muitas falhas de buracos, e mostra a força do artista local, das comunidades e dos distritos”, frisou o diretor.
Às 22h20, o momento mais esperado pelo público: o carro com a rainha Maiara Perottoni, as princesas Milena Remus Caragnato e Viviane Piamolini Gaelzer, e as embaixatrizes, despontava na Sinimbu, próximo a Catedral. A chegada em um vagão imperial retrata a tradição, sofisticação e elegância do trio que representa a Festa da Uva. O momento de encontro entre as soberanas e o público foi marcado pela emoção. Rainha, princesas e embaixatrizes foram levadas até o palco, representando o desembarque da cultura viva até hoje. O trio circulou o chafariz, onde o espetáculo continuava com coreografias e sob aplausos voltou ao palco. "A nossa festa celebra a história de um povo de olhar doce e sincero, que não conhece o cansaço, que acompanha o amanhecer do sol e a sua despedida, todos os dias, na devoção da herança que receberam: o trabalho. Uma festa que celebra a nossa gente e encanta a todos que nos trilhos de Caxias do Sul, embarcam e desembarcam todos os dias. Sejam bem vindos a Estação da Festa da Uva, que os visitantes levem em seu coração o aroma e o sabor de uva e celebrem conosco mais uma vindima de amor”, enalteceu a rainha, em seu pronunciamento.
O espetáculo musical com o grupo Girotondo seguiu animando o público que ficou até pouco depois das 23 horas dançando e cantando no entorno do chafariz da praça Dante Alighieri. O pré-desfile foi marcado por mensagens de rainhas de outras edições falando sobre as músicas temas daqueles anos. O resgate das trilhas, autores e intérpretes foi uma homenagem às festas passadas e as pessoas que se dedicaram para que elas fossem realizadas.
Fotos: Leandro Araujo