Além dessa opção, marcas podem apoiar o evento com aporte direto de recursos

Marcas que desejam, entre outros objetivos, ampliar o alcance de seus negócios e fortalecer vínculos com a comunidade local, podem apoiar a 4ª Festa das Colheitas. Para isso, é necessário entrar em contato com Cali Troian, gestora cultural do evento, no telefone (54) 98434.1531 ou pelo e-mail cali@caligestaocultural.com. 

Cali explica que o patrocínio pode ocorrer tanto via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) - por meio da destinação do Imposto de Renda (IR) - quanto via aporte direto. As cotas de patrocínio são variáveis, com contrapartidas garantidas a partir da negociação. “Colocamos no papel os objetivos de investimento de patrocínio e os investimentos esperados pela Festa. Tudo é alinhado de acordo com as expectativas de ambas as partes, em busca dos melhores resultados, tanto para o evento quanto para as empresas”, pontua. 

Segundo ela, todas as empresas pagadoras de IR que estão enquadradas no lucro real podem destinar o tributo para o projeto. Assim, companhias de Caxias do Sul, de outros municípios gaúchos e até mesmo de outras cidades do Brasil podem contribuir com a realização da Festa. 

Afinal, como funciona a LIC?
A Lei de Incentivo à Cultura (LIC) é cercada de dúvidas e, muitas vezes, utilizada para desinformar a população. Ela nada mais é do que um mecanismo de fomento e financiamento ao setor cultural, algo que também ocorre em áreas como assistência social, esporte, indústria, inovação e turismo. 

Na prática, as empresas podem destinar recursos para projetos culturais que foram previamente analisados por uma comissão de técnicos das artes e gestão cultural. Todas as iniciativas precisam estar de acordo com a Política Nacional de Cultura e possuírem benefício público. Somado a isso, precisam estar alinhadas à legislação. 

“As empresas podem escolher onde vão destinar os 4% do Imposto de Renda em cultura, como determina a lei. Ao invés desse valor ir para um caixa único, por meio da Lei Rouanet, as marcas investem em iniciativas que ativam a economia local, beneficiando a comunidade e gerando emprego e renda. Há, ainda, retornos quanto à vivacidade e pertencimento, que também promovem o desenvolvimento sociocultural do município. Portanto, empresas que têm políticas ESG e preocupam-se com a comunidade em que estão inseridas também precisam exercer o olhar para a destinação de Imposto de Renda para projetos culturais” finaliza Cali. 

Sobre a 4ª Festa das Colheitas 
A Festa das Colheitas é um evento gratuito e comunitário realizado a cada dois anos. Em 2025, ocorrerá entre os dias 7 e 23 de março, nas sextas-feiras, sábados e domingos, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos (Festa da Uva), em Caxias do Sul (RS). Com expectativa de público em 80 mil visitantes, que encontrarão 46 famílias de agricultores, 85 expositores e 25 pontos de gastronomia, além de espaço para vinícolas e diversas atrações artísticas e culturais, é considerado o segundo maior evento comunitário do município. A 3ª edição da Festa, realizada em 2023, reuniu 41 mil pessoas, contando com 50 expositores, 20 famílias de agricultores e 15 pontos de gastronomia.

Durante a Festa, serão promovidas apresentações artístico-culturais ítalo-gaúchas de música, teatro e dança, trazendo ao público a alegria dos imigrantes e dos colonos, os grandes homenageados da ocasião. Além de intervenções artísticas, o público será presenteado com a Praça das Colheitas, mostra da agricultura familiar, exposição dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, Feira da Agroindústria Familiar, exposição e venda de orquídeas, filó cênico, Jogos Coloniais, Feira Multissetorial, entre outras atrações. Outro grande destaque será a loja conceito, resultado da consultoria especializada da designer e empresária Luciana Bulcão, com artesãos locais, que vai vender produtos identitários.

A Festa das Colheitas, que integra as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, é uma realização da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva e do Ministério da Cultura. O financiamento é da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROCULTURA RS. O patrocínio é de Unimed Serra Gaúcha, Sicredi Pioneira, Supermercados Andreazza, Voestalpine, Vantajão, Martinelli Advogados e Grupo People, com apoio de Mebrafe, CSG - Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, Petenatti,  <Ou> e Sebrae. Apoio institucional: Consolato Generale d´Italia Porto Alegre e Consulado Honorário Italiano Caxias do Sul. O planejamento e a gestão cultural são assinados pela produtora cultural Cali Troian, da Cali Gestão Cultural.