A Comissão Comunitária da Festa da Uva 2022 promoveu nesta quinta-feira (03/03) o descerramento da foto do presidente Edson Nespolo e da rainha Rafaelle Galioto Furlan e princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso da Festa da Uva de 2016. A cerimônia ocorreu no estande da Comissão no Centro de Eventos com a presença de convidados, presidentes de outras edições do evento, familiares dos homenageados e integrantes da Comissão Comunitária de 2016. O presidente da Festa 2022, Fernando Bertotto e a rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann recepcionaram a todos.
A rainha Rafaelle Galioto Furlan, emocionada, lembrou do trabalho em prol da Festa de 2016, ao lado de suas princesas. "Foram muitos momentos marcantes, Foi uma festa maravilhosa que sem a participação de toda comunidade não teria sido tão grandiosa como foi. Agradeço a todos que nos apoiaram. Parabenizo a Pricila, a Bianca e a Bruna pelo trabalho. Continuem com essa simplicidade no olhar e com esse amor umas pelas outras. Presidente Bertotto, sem a sua força e determinação nada disso seria possível. Parabéns pelo resgate da nossa festa em tempos tão difíceis. Que a nossa festa nunca pare de acontecer, que ela siga cada vez mais reconhecida pela sua grandiosidade!", discursou.
O presidente Edson Nespolo lembrou de quando começou na Festa da Uva de 1996 com o então presidente Nestor Perini como diretor de Esportes, depois com o presidente Ricardo Golin como diretor de Infraestrutura, na festa do presidente Valter Minuscoli foi diretor de Desfiles e ainda trabalhou nas festas dos presidentes Reomar Slaviero e Gelson Palavro até chegar à presidência da Comissão Comunitária. "A festa é comunitária, porque tem a função de unir, agregar, somar mais gente. Bertotto tu tens muito valor, porque este evento foi desafiador pelos tempos que estamos vivendo. Se alguém critica ou é maldoso não sabe a dificuldade que é fazer uma Festa da Uva. Te respeito pela tua dedicação e por ter levado adiante e a festa está aí. Desejo que tudo ocorra bem até domingo". Nespolo ainda ressaltou que festa tem que estar acima de vaidades, disputas e mesquinharias políticas. "Só temos um caminho para continuar traçando e crescendo. Se juntar e dar as mãos para construir a festa que é maior que tudo. Desde Joaquim Pedro Lisboa temos que reverenciar o momento, celebrar e divulgar Caxias do Sul".
O atual presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, agradeceu a todos pelo trabalho e também lembrou de outras edições do evento. "A festa é emoção, é família. Só quem trabalha na Festa da Uva sabe o que é fazer uma festa comunitária. Fizemos uma festa em oito meses com recursos mais escassos. Tocamos o desafio e cada vez mais pessoas foram se agregando". E concluiu. "A festa é boa, porque o professor foi bom", brincou. Bertotto trabalhou com o Nespolo nas Festas que ele presidiu e também foi seu professor na escola.
Nesta sexta-feira (04/03), às 18h30, também no estande da Comissão Comunitária, no Centro de Eventos, será descerrada a foto da presidente da Festa da Uva de 2020, Sandra Mioranza Randon e das Soberanas, rainha Maiara Perotoni e princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer.
A 33ª Festa Nacional da Uva estende-se até o dia 06 de março, no Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul.
Fotos Andréia Copini