A Comissão Comunitária da Festa da Uva 2022 promoveu nesta sexta-feira (04/03) o descerramento da foto da presidente Sandra Randon e da rainha Maiara Perottoni e princesas Milena Remos Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer da Festa da Uva de 2019. A cerimônia ocorreu no estande da Comissão Comunitária no Centro de Eventos com a presença do prefeito Adiló Didomenico e da vice-prefeita Paula Ioris, de convidados, familiares dos homenageados e de representante da Comissão Social de 2019. O presidente da Festa 2022, Fernando Bertotto e a rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann recepcionaram a todos.
A rainha Pricila Zanol deu as boas-vindas a todos e agradeceu a presidente Sandra e as Soberanas de 2019. "Sandra foi gigante em fazer uma festa sem apoio do Poder Público e nos emociona em dizer que foi a primeira mulher a presidir a nossa festa e está conosco hoje como vice-presidente. Muito obrigada por perpetuar seu nome nessa história. Hoje é momento de celebrarmos a vitória dessas mulheres e hoje temos a grande responsabilidade de seguir com o legado que vocês deixaram".
A rainha Maiara Perotoni falou da honra em estar junto com pessoas tão importantes da trajetória dela e de suas princesas. "É um momento especial, encerramento de um ciclo, mas a reafirmação de um compromisso que temos com a cidade. A festa é um patrimônio nosso, porque todos que aqui chegaram criaram raízes. Hoje a festa é parte da nossa cidade e tem que ser valorizada todos os dias. Estou feliz em poder fazer parte desta história e me coloco à disposição sempre pela nossa festa".
A presidente da Comissão Comunitária de 2019, emocionada, lembrou do tema da festa "Una Bela Giornada", agradeceu a Deus, sua família e ao trio Maiara, Milena e Viviane. "A gente conseguiu manter a postura e o nome da festa em nome de qualquer coisa. Obrigada ao prefeito Adiló que possibilitou que eu permanecesse na Comissão com o Bertotto. É um aprendizado, preservamos o que foi bom em 2019 e melhoramos o que precisava. A comunidade representa a todos nós independe do que somos e do que fazemos", discursou Sandra Randon.
O atual presidente, Fernando Bertotto, agradeceu ao casal Sandra e Daniel Randon pelo apoio e dedicação à Festa da Uva. "Muito do que aconteceu foi mérito desse casal. O que eles fizeram pela festa é imensurável. Eles não gostam de aparecer, mas eu preciso agradecer. Eles fazem de coração e isso é Festa da Uva, é emoção, é bonito, tem valor. Só quem é presidente sabe o quanto é estressante, mas a satisfação de ver a alegria do visitante não tem palavras para expressar a gratidão. Sucesso para todos e viva a Festa da Uva!"
Depois da saudação da vice-prefeita Paula Ioris, o prefeito Adiló Didomenico, também enalteceu o trabalho do casal Randon. "Tem um exército de pessoas que quer ajudar, mas não quer ser timoneiro. E também tem os que criticam e não se somam na ajuda. Quero agradecer a cada um que se juntou a nós. Sei o quanto é difícil fazer uma festa sem o apoio da Prefeitura. Nós investimos R$ 6 milhões em 2022 e a Sandra não teve um centavo, além de alguns conflitos desnecessários que acabaram respingando na festa". Adiló lembrou do apoio da família Randon no retorno da Rede CVC a Caxias. "A CVC está de volta a Caxias, porque a família Randon proporcionou um encontro em São Paulo. Depois, o grupo ainda teve várias reuniões com o secretário do Turismo, Enio Martins. O grupo havia abandonado Caxias como roteiro turístico. E a festa de 2022 tem muito do que vocês construíram em 2019. Se a festa hoje, com as dificuldades da pandemia, está encantando a quem nos visita pela simplicidade, pela forma leve, forma alegre de receber o turista, foi porque não se desprezou o que vocês fizeram de 2019. Essas fotos são justa homenagem pela história de vocês".
Na quinta-feira foram descerradas as fotos do presidente Edson Nespolo e das Soberanas de 2016.
A 33ª Festa Nacional da Uva estende-se até o dia 06 de março, no Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul.
Fotos Laura Piola