Evento foi lançado na tarde desta sexta-feira, 7, no interior de Caxias do Sul
A Abertura Oficial da Colheita, promovida pela prefeitura de Caxias do Sul nesta sexta-feira, ganhou contornos ainda mais nobres. Isso porque a ação marcou o início da contagem regressiva para a 4ª Festa das Colheitas. Em 2025, o evento será realizado entre os dias 7 e 23 de março, de sexta a domingo, no Centro de Eventos da Festa da Uva. A programação é totalmente gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível, a ser destinado ao Banco de Alimentos do município.
Repleta de significados, a cerimônia ocorreu na propriedade da Família Pagliosa, na 3ª Légua, e reuniu cerca de 100 convidados. Entre os presentes, além de jornalistas e autoridades como o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e o vice, Edson Néspolo, estiveram a rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali, as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, as embaixatrizes do evento e o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto.
Festa das Colheitas: a cultura italiana transformada em Festa
Segundo maior evento comunitário do município, a Festa das Colheitas integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no RS, celebrados em 2025. Com o mote A cultura italiana transformada em Festa, a 4ª edição da festividade deve reunir 80 mil pessoas no Centro de Eventos da Festa da Uva ao longo de três finais de semana - 7, 8 e 9, 14, 15 e 16, e 21, 22 e 23 de março.
Diversas apresentações artísticas estão previstas para os nove dias de evento. Por meio da dança, da música, do coro e do teatro, as performances vão reverenciar a cultura ítalo-gaúcha e homenagear os colonos. A farta gastronomia típica também estará presente, somando-se a uma série de outros atrativos que vão proporcionar experiências singulares aos visitantes.
Caxias do Sul é a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Estado
Em seu discurso durante a solenidade, Bertotto mencionou o protagonismo de Caxias do Sul para além da uva. O município é o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul, sendo responsável por abastecer 25% da Ceasa no Estado.
Nesse sentido, a Festa das Colheitas visa destacar a bravura dos imigrantes italianos e homenagear aqueles que, nos dias de hoje, não medem esforços para abastecer as mesas de milhões de famílias. “Juntos, faremos uma belíssima celebração e celebraremos aquilo que nos é mais genuíno: a nossa cultura, a nossa identidade, as nossas raízes”, frisou.
Principais atrações da Festa das Colheitas 2025
Bertotto ainda anunciou as principais atrações da 4ª Festa das Colheitas. Entre os destaques, está a cantora e compositora italiana Mafalda Minnozzi, conhecida pela sua forte identificação com o povo brasileiro, e o show das Italianas do Brasil, de Thaina e Thairine, que animam milhares de pessoas nas principais celebrações italianas do país.
Além disso, a comunidade poderá participar de visitas guiadas ao Parque de Eventos da Festa da Uva e se divertir com os Jogos Coloniais, que vão ocorrer aos sábados e domingos. Exposição e venda de orquídeas, Feira Multissetorial, Mostra da Agricultura Familiar, exposição dos 150 anos da imigração italiana no RS, exposição de máquinas e soluções agrícolas também vão encantar o público. Clique aqui e confira a programação completa da Festa das Colheitas 2025.
SERVIÇO
O quê: 4ª Festa das Colheitas
Quando: 7, 8 e 9, 14, 15 e 16, e 21, 22 e 23 de março; sextas, das 14h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h
Onde: Centro de Eventos da Festa da Uva (rua Ludovico Cavinato, 1431, Nossa Senhora da Saúde - Caxias do Sul)
Evento totalmente gratuito; sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível
Sobre a Festa das Colheitas
A Festa das Colheitas, que integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, é uma realização da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, da Prefeitura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura. O financiamento é da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROCULTURA RS. O patrocínio é de Unimed Serra Gaúcha, Sicredi Pioneira, Supermercados Andreazza, Voestalpine, Vantajão, Martinelli Advogados e Grupo People, com apoio de Mebrafe, Alternativa Componentes, CSG - Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, Pettenati, <Ou> e Sebrae. Apoio institucional: Consolato Generale d´Italia Porto Alegre e Consulado Honorário Italiano Caxias do Sul. O planejamento e a gestão cultural são assinados pela produtora cultural Cali Troian, da Cali Gestão Cultural.