Cidadãos de diferentes faixas etárias participaram de experiência acolhedora e inclusiva durante a Festa das Colheitas

“Pela primeira vez na minha vida, tive a oportunidade de estar no Parque de Eventos da Festa da Uva, e conhecer as histórias de Caxias do Sul e da imigração italiana”. As palavras são de Ênio Costa, 80 anos, integrante da comunidade surda do município, que participou de uma visita guiada às Réplicas do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, no último domingo, 16, durante a 4ª Festa das Colheitas.

Acompanhado de outras 19 pessoas que também são surdas, seu Ênio representa a diversidade de um grupo formado por homens e mulheres de diferentes faixas etárias. Até então, todos não haviam tido a oportunidade de fazer um tour pelo local, com um passeio verdadeiramente acolhedor e inclusivo, adaptado às necessidades de cada um.

“Foi a primeira vez que eu vim para cá (Parque de Exposições) e entendi exatamente o que está acontecendo quanto à diversidade de museus. Muitas vezes, as informações eram resumidas e, agora, tivemos todas as informações detalhadas na nossa língua. Eu estou muito feliz”, complementa Shirlei Henkes, 52 anos. Ao lado dela, os jovens Mônica Barbosa Branken de Oliveira, 24 anos, e Gabriel Mussato, 21 anos, também celebraram a visita. Nas palavras dela, tudo foi “muito legal, com um interessante passeio pela história”. Para ele, além disso, o momento foi de conhecer um espaço que faz parte do DNA de sua cidade com o valioso apoio da intérprete de Libras Cristiane Casara, da Move Língua de Sinais, que acompanhou o grupo muito emocionada.

Mas, engana-se que a emoção veio apenas de Cris, como é carinhosamente chamada pelo grupo. Os guias de turismo Anaí de Castilhos e Paulo Paulo César Duarte da Silva, que conduziram os visitantes pelas Réplicas, celebraram o acolhimento ao público, bem como a oportunidade de valorizar o potencial turístico da cidade e o trabalho dos seus colegas de profissão.

“Essa foi uma experiência muito gratificante. Em 45 minutos, conseguimos falar muito sobre a nossa história e os nossos costumes, bem como enaltecer a importância do turismo, que é fonte de renda e desenvolvimento para milhares de pessoas em nossa região”, contou Anaí. Para Paulo, a visita serviu também para ampliar suas reflexões sobre as deficiências. Ele tem um sobrinho com perda parcial de visão, em uma condição que o impede de acessar muitos espaços museais com segurança. 

Programe-se
A Festa das Colheitas 2025 disponibiliza visitas guiadas gratuitamente para os visitantes. Elas ocorrem aos sábados e domingos, em dois horários: 11h e 16h. Mais informações aqui

Sobre a Festa das Colheitas
O evento, que integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, é uma realização da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, da Prefeitura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura. O financiamento é da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROCULTURA RS. O patrocínio é de Caixa Econômica Federal, Andreazza, Banrisul, Voestalpine, Sicredi Pioneira, Vantajão, Martinelli Advogados, Unimed Serra Gaúcha e Grupo People, com apoio de Mebrafe, Alternativa Componentes, CSG - Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, Pettenati, <OU>, Biglia Advocacia e Sebrae. Apoio institucional: CIC Caxias, Consolato Generale d´Italia Porto Alegre e Consulado Honorário Italiano Caxias do Sul. O planejamento e a gestão cultural são assinados pela produtora cultural Cali Troian, da Cali Gestão Cultural.