O presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2022, Fernando Bertotto, anunciou, em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (11), que o comprovante de vacinação será exigido para acesso aos Pavilhões e às arquibancadas (Rua Sinimbu) para assistir aos desfiles. Será necessário apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação física ou aplicativo Conecte SUS com o esquema vacinal completo. A solicitação se baseia no Decreto Estadual nº 56.199 de 18/11/2021, que trata de que municípios com menos de 90% da população adulta com esquema vacinal completo devem exigir o comprovante. Em Caxias do Sul, o índice para esse público é de 79,4%.

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi destacou, ainda, que aqueles que não tiverem o esquema vacinal completo poderão apresentar teste negativo de covid-19 feito no máximo 48 horas antes, sendo aceitos os exames de RT-PCR ou Antígeno. A SMS pondera que a testagem na rede pública de saúde é destinada a pessoas com sintomas gripais.

A Secretaria da Saúde também vai apoiar a Festa da Uva com suporte da Vigilância Sanitária e também do Samu (para casos de urgência). Um ponto de vacinação contra a covid-19 será montado durante o evento, de 18 de fevereiro a 6 de março. A secretária também assegurou que os mutirões de vacinação estão garantidos para os três sábados de festa (19/02, 26/02 e 05/03).

O ponto nos Pavilhões será mantido pela SMS e terá as doses aplicadas por meio de convênio com o Serviço Social da Indústria (Sesi). No local serão administradas doses para adolescentes (12 a 17 anos) bem como as doses de reforço para quem estiver na data de receber essa aplicação.

“E reforçamos sempre a importância das medidas de prevenção, principalmente o uso de máscaras e a higiene das mãos, que são, junto da vacina, as principais armas que temos para combater a covid-19”, salientou Daniele.


Fotos Andréia Copini