Reuniões com representantes de diferentes setores já começaram; a mais recente foi na terça-feira com o trade turístico

Focada em reforçar o apelo colaborativo da Festa Nacional da Uva, a Comissão Comunitária realiza uma série de encontros com representantes da sociedade de Caxias do Sul. Uma dessas reuniões ocorreu no final da tarde de terça-feira (16), com o trade turístico. Representantes de entidades e empresários do setor levaram uma série de sugestões para tornar a Festa mais atrativa e incrementar a permanência de visitantes em outros pontos turísticos do município.

Na abertura da reunião, realizada no Hotel Blue Tree Towers, o presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, pontuou que o planejamento é para que a comunidade possa opinar sobre a Festa, já que é uma importante propagadora da Festa. Ao final da atividade, assinalou que as sugestões foram preciosas para o crescimento do evento:

“Fiquei contente com as contribuições de todos. Acho que a construção coletiva é importante para viabilizar uma série de ideias e anseios que a gente tem”, comentou.

As propostas incluíram desde iniciativas para melhorar o fluxo de entrada de automóveis no Parque Mário Bernardino Ramos até a realização de mostras de outros eventos caxienses durante a Festa. Os participantes também levantaram outras sugestões, como ações de divulgação, melhoria na acessibilidade do Parque, ambientação dos espaços da Festa que surpreendam os visitantes, envolvimento das escolas no desenvolvimento de produtos com a marca de Caxias, programas de inovação dentro da próxima edição do evento e passeios guiados pelo Centro da cidade.

“O que ficou mais marcado foi que nós temos que envolver a comunidade, empresários e entidades. Queremos nos apropriar novamente da Festa. Foi isso que eu ouvi aqui hoje”, apontou Luciane Schommer, consultora do Sebrae.

Além do trade turístico, encontros já foram realizados com entidades do comércio e representantes das Secretarias Municipais da Cultura e Meio Ambiente. Estão agendadas reuniões associações e empresários que atuam na tecnologia e ecossistemas de inovação, com a rede hoteleira e gastronômica, e com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e outras entidades empresariais.

No entanto, essa agenda ainda deve se expandir. Conforme a Lisete Oselame, diretora da Interface Comunicação e Eventos, que presta serviços à Festa da Uva, haverá encontros com clubes sociais, associações de bairros, representantes de distritos, entre outros.

“A gente pensa que uma Festa da Uva se faz com engajamento e a mobilização comunitária. Como nós viemos de uma última festa com pandemia, precisamos fazer com que Caxias do Sul volte a pensar e a sentir a Festa da Uva. É vibrar com a Festa da Uva. As pessoas querem ser ouvidas. Então, a gente está reunindo em vários encontros os vários setores”, explica a empresária.