Quem passa pela Festa da Uva 2019, que iniciou em 22 de fevereiro e segue até 10 de março, em Caxias do Sul, é transportado para uma típica vila italiana do século passado: é a Cidade das Rolhas, localizada atrás da Alameda das Réplicas. A visitação, com acesso gratuito, ocorre durante todo o período da Festa, das 11h às 22h.

No espaço estão dispostas 48 unidades de pequenas representações: é possível ver a igreja, o moinho e o salão comunitário, a olaria, o hospital e o cartório e até mesmo o trem, que percorre o espaço em uma estrutura de madeira. Além disso, alguns “moradores” também estão representados em suas funções, como o serralheiro, e as crianças brincando em um balanço. Todas as casas são feitas de rolhas – são cerca de 46 mil unidades, que foram doadas por vinícolas da região e moradores do distrito de Ana Rech, em Caxias do Sul.

A ideia surgiu da família Molin, que iniciou construindo um presépio também com a cortiça, no interior do município. Em 2007, o espaço cresceu e os itens do presépio foram incorporados a pequena vila. Em 2016, o conjunto foi transferido para o Parque Mário Bernardino Ramos. Atualmente, a propriedade do espaço é da Prefeitura de Caxias do Sul, através de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a Festa da Uva S/A.

No local é possível também adquirir itens de artesanato locais, como panos de prato, objetos de decoração e sportas, as famosas cestas feitas de vime utilizadas antigamente para fazer compras.

Som e Luz – Quem passa pelo espaço pode conferir ainda um espetáculo com som e luz. São 14 minutos de uma história narrada sobre um dia em uma vila tipicamente italiana. As falas destacam os hábitos e as tradições do povo desbravador. Os espetáculos ocorrem às 14h30, 16h, 17h30 e 19h, durante todos os dias da Festa.