Celebração faz parte da programação da Festa das Colheitas, que segue até 23 de março no Centro de Eventos da Festa da Uva
Para valorizar a religiosidade, que sempre fez parte da vida dos imigrantes italianos, a 4ª Festa das Colheitas, realizada em Caxias do Sul, incluiu três celebrações durante a programação oficial. Neste domingo, 16, às 10h, ocorre a segunda missa, que será rezada em italiano pelo vigário-geral de Caxias do Sul, Leonardo Pereira. A celebração ocorre na Capela da Réplica, localizada no Parque de Eventos da Festa da Uva. O espaço lembra a primeira capelinha dedicada à Santa Teresa D’Ávila, padroeira da cidade.
No domingo passado, dia 9, foi celebrada a primeira missa da Festa das Colheitas 2025. O padre Eleandro Teles falou sobre a importância de agradecer a Deus pelo trabalho dos agricultores e agricultoras que tão bem cultivam o alimento. O sacerdote elogiou a iniciativa da Comissão Organizadora do evento em incluir missas na programação. “É impossível falarmos da imigração italiana e de nossos colonos sem incluir neste contexto a religiosidade”, pontuou.
A primeira missa teve a presença da Rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali. A próxima missa na Capela da Réplica de Caxias do Sul 1885 ocorrerá no dia 23 de março, às 10h.
Sobre a Festa das Colheitas
O evento, que integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, é uma realização da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, da Prefeitura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura. O financiamento é da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROCULTURA RS. O patrocínio é de Caixa Econômica Federal, Andreazza, Banrisul, Voestalpine, Sicredi Pioneira, Vantajão, Martinelli Advogados, Unimed Serra Gaúcha e Grupo People, com apoio de Mebrafe, Alternativa Componentes, CSG - Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, Pettenati, <Ou> e Sebrae. Apoio institucional: CIC Caxias, Consolato Generale d´Italia Porto Alegre e Consulado Honorário Italiano Caxias do Sul. O planejamento e a gestão cultural são assinados pela produtora cultural Cali Troian, da Cali Gestão Cultural.