As candidatas a Rainha e Princesas da Festa Nacional da Uva entram o mês de setembro dando continuidade a uma série de atividades e encontros on-line como forma de preparo para o concurso de escolha, agendado para o dia 27 de março do ano que vem. A mais recente iniciativa tem foco na história e na cultura caxiense por meio da valorização de pontos turísticos da cidade. Cada uma das 13 candidatas recebeu a missão de estudar um ponto turístico e elaborar um vídeo caseiro apresentando o local e sua história às demais concorrentes, durante encontros on-line entre 15 e 29 de setembro.


Um das responsabilidades da Rainha, Princesas e Embaixatrizes da Festa da Uva é atuar como embaixadoras do turismo na cidade. Por isso a iniciativa da Comissão Social da Festa da Uva, de promover esse estudo às candidatas para que depois compartilhem seu conhecimento. “Como representantes da maior festa da cidade, é importante que elas saibam o que o município tem de melhor a oferecer, aos turistas e aos próprios caxienses”, pontuam a diretora da Comissão Social da Festa, Fabiana Bressanelli Koch, e a vice-diretora, Michele Censi.


As candidatas receberam orientações e dicas de profissionais para que os vídeos fossem gravados de forma padrão, incluindo tempo de duração, figurino etc. O material com a apresentação dos pontos turísticos sob o olhar das candidatas será disponibilizados posteriormente nas redes sociais da Festa da Uva.


Agenda cheia

Seguindo todos os protocolos de segurança diante da pandemia do Coronavírus, a Comissão Social da Festa tem se empenhado em oferecer um constante aprimoramento para as 13 candidatas em relação à cultura e história local, além de dicas de comportamento, etiqueta e desenvoltura.


Por meio de ferramentas e recursos que permitem encontros virtuais, as candidatas têm a oportunidade de ampliar o conhecimento em várias áreas. Para o mês de setembro estão programadas duas palestras nesse sentido. Dia 1º, o encontro é sobre Gastronomia Italiana com o Chef Carlos Bertolazzi, autor do livro iChef e que mantém uma diversificada carreira na televisão, tendo apresentado programas como Homens Gourmet, Hell’s Kitchen, BBQ Brasil, Receita de Família e Fábrica de Casamentos. No dia 12, o bate-papo é com Silvana Boone, que falará sobre Mulheres na arte: revisitando a história e as suas ausências. Silvana é professora e coordenadora do curso de Artes Visuais na Universidade de Caxias do Sul-UCS, doutora em Artes Visuais (UFRGS) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP).