CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CREDENCIAMENTO DE PROJETOS ARTÍSTICOS DESTINADOS À 4ª FESTA DAS COLHEITAS
A Comissão da Festa da Uva e Feira Agroindustriais, entidade organizadora da Festa Nacional da Uva e Festa das Colheitas, informa a abertura chamamento público para credenciamento de projetos artísticos destinados à programação da 4ª Festa das Colheitas de Caxias do Sul, a ser realizada entre os dias 07 a 23 de março de 2025.
A Festa das Colheitas é uma festa popular do município de Caxias do Sul/RS que propõe a celebração da colheita e homenageia os trabalhadores rurais, seus modos de vida, seus saberes e seus fazeres.
A edição é genuinamente cultural, alusiva ao sesquicentenário da imigração italiana no RS e visa promover o reconhecimento e a preservação da nossa história ao mesmo tempo que apresenta elementos contemporâneos, permitindo o alcance intergeracional da nossa cultura. Uma história intimamente ligada à lida na terra, à agricultura familiar, desenvolvida pelos imigrantes italianos que chegaram com a expectativa de viver no país da cucagna, da fartura.
A programação - gratuita, acessível e inclusiva - será realizada no período de 07 a 23 de março de 2025, aos finais de semana e contempla concepção, produção e realização de apresentações artísticas de dança, música, teatro, bem como de grupos folclóricos. Propõe, ainda, vivências culturais como oficinas de artesanato e dos jogos coloniais, a realização de filó italiano, exposição e venda de artesanato.
A temática da Festa visa enaltecer os principais elementos da nossa identidade cultural, fortemente preservada pelas famílias agricultoras.
1. DOS OBJETIVOS
A presente Chamada tem como finalidade credenciar e selecionar projetos artísticos destinados a integrar programação da 4ª Festa das Colheitas de Caxias do Su que se enquadrem nos objetivos propostos dentro da temática dos 150 anos da Imigração Italiana no RS.
O objetivo é enaltecer o capital artístico local e regional por meio ações de difusão, beneficiando e evidenciando os grupos e produções existentes, como grupos folclóricos de danças e coral, e ações de estímulo à criação para produções inéditas, estimulando a produção artística para a temática proposta.
2. DAS DEFINIÇÕES
Poderão ser inscritas as produções de música, artes cênicas, atividades lúdicas e artes visuais, com classificação indicativa livre, voltados aos públicos adulto, infantil e infanto-juvenil dentro da temática dos 150 anos da Imigração Italiana no RS.
2.1 Atividades Elegíveis para Inscrição
- Artes Visuais: Serão aceitas criações artísticas que utilizem elementos visuais e táteis, empregando uma variedade de materiais e suportes, como desenho, pintura, gravura, fotografia, grafite, escultura, objeto, instalação e intervenção. Para fins deste edital, as propostas devem incluir uma abordagem que promova a interação direta com o público.
- Artes Cênicas e Atividades Lúdicas e Interativas: Propostas que envolvam a criação de espetáculos, intervenções ou outras formas artísticas derivadas da matriz teatral. Essas propostas devem priorizar formas livres e lúdicas de interação com o público, proporcionando uma experiência envolvente e participativa do visitante da Festa das Colheitas.
- Música: As apresentações musicais podem incluir composições autorais ou releituras, desde que de repertório ítalo-gaúcho, realizado por artistas solo, bandas, grupos folclóricos, corais, entre outras formações. A diversidade de expressões musicais deve refletir a herança cultural da imigração italiana e sua fusão com a cultura gaúcha.
- Cenografia e Ambientação com Artes Manuais: Propostas que explorem a criação de cenários e ambientes utilizando técnicas de artes manuais como tricô, crochê, macramê ou similares. Essas propostas devem contribuir para a atmosfera temática da Festa das Colheitas, integrando a estética das artes manuais com a celebração dos 150 anos da imigração italiana.
2.2 São propostas sugeridas pela comissão:
- Receptivo artístico para acolhida e interação com o público
- Intervenções artísticas para itinerância no centro de evento
- Filó cênico musical
- Vivências culturais com oficinas
- Apresentação artísticas para palco
- Outras propostas como nas áreas indicadas no item 2.1
3. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser realizadas no período de 10 de Setembro a 25 de Outubro de 2024, exclusivamente online, por meio do link https://forms.gle/Gfvj3v5WCHVMmNYJ6
3.1 Poderão ser inscritas produções existentes ou produções inéditas, desde que estejam alinhadas à temática.
3.2 Os interessados poderão escolher dentre as propostas sugeridas pela comissão ou próprias.
4. DA SELEÇÃO DOS PROJETOS
Após o credenciamento, os projetos serão avaliados e selecionados pela comissão organizadora de acordo com a pertinência temática e a qualidade / originalidade das propostas, considerando os quesitos abaixo:
- Relevância conceitual e temática: conceitos que evidenciem a importância histórica, cultural e artística do projeto apresentado, numa perspectiva de contribuição ao enriquecimento cultural e celebração dos 150 anos da Imigração Italiana no RS.
- Relevância cultural: Pesquisa de linguagem e/ou pesquisa de grupo apresentadas através do projeto, do histórico do grupo ou artista e de sua aderência aos temas da contemporaneidade.
- Viabilidade técnica: Qualificação dos artistas e técnicos envolvidos no projeto.
- Adequação física: Compatibilidade técnica da apresentação com o espaço e os recursos disponíveis,
- Adequação financeira: propostas que sejam viáveis e compatíveis financeiramente com o orçamento da Festa.
4.1 Os proponentes dos projetos selecionados serão contatados visando a efetivação da contratação.
5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 A inscrição do proponente implica na integral concordância com as regras deste Chamamento;
5.2 O projeto deve ser realizado atendendo às características definidas por ocasião da inscrição, incluindo duração e número de participantes.
5.3 Não há limite de inscrição de projetos por empresa, banda, companhia, grupo ou artista, desde que os projetos sejam diferentes. No entanto, um dos objetivos é propiciar a participação democrática e igualitária dos artistas.
5.4 Nos casos de projetos artísticos que façam uso de cenário, mesas, cadeiras e demais itens estruturais relativos ao projeto é de responsabilidade do artista providenciar a estrutura necessária, ficando apenas o atendimento ao rider técnico sob responsabilidade da Comissão.
5.5 São de exclusiva responsabilidade do contratado os compromissos e encargos de natureza trabalhista, previdenciária, fiscal, comercial, bancária, intelectual, inclusive os conexos e de propriedade industrial, bem como quaisquer outros resultantes da contratação objetivada neste Chamamento.
5.6 Todas as despesas com deslocamento, transporte, hospedagem, alimentação, pagamento de artistas e equipe técnica, encargos legais e impostos, devem ser arcadas pelos grupos e/ou produtoras.
5.7 As propostas são de exclusiva responsabilidade dos proponentes, que assumem toda e qualquer responsabilidade civil ou criminal decorrente de reclamação, exigência ou questionamento judicial ou extrajudicial alusivos à violação de direitos de propriedade intelectual, quanto ao conteúdo e à forma do trabalho inscrito.
5.8 O artista/grupo selecionado permitirá que os espetáculos sejam fotografados e/ou gravados em áudio e vídeo para divulgação em materiais institucionais do evento e divulgação em rádio, televisão, internet e outras mídias impressas, audiovisuais, digitais ou eletrônicas, por tempo indeterminado.
5.9 Os artistas/grupos/coletivos cujas propostas forem contempladas terão ao seu dispor os figurinos do Acervo Municipal de Figurinos e Adereços Cenicos mediante formalização de termo de responsabilidade de empréstimo emitido pela Secretaria Municipal da Cultura.
5.10 O presente chamamento não exclui a possibilidade da Comissão contratar atrações artísticas para a 4ª Festa das Colheitas, nele não credenciados, que atendam às necessidades específicas do evento.
5.11 Os interessados poderão obter mais informações pelo e-mail projetos@caligestaocultural.com ou pelo whatsapp 54 99935.9906.
A realização da 4ª Festa das Colheitas celebrará a rica herança cultural deixada pela imigração italiana no Rio Grande do Sul, destacando a contribuição inestimável dos artistas locais e regionais.
Através deste chamamento público, busca-se credenciar projetos artísticos que enriqueçam a programação do evento, promovendo a diversidade cultural e o diálogo entre as diferentes expressões artísticas.
A comissão organizadora convida a todos os interessados a participar deste chamamento, contribuindo para uma festa que resgata e valoriza nossa história, ao mesmo tempo em que projeta novas possibilidades para o futuro da arte e da cultura em nossa região.