O aroma nos contagia! O cheiro da fruta que é a razão de existir da Festa da Uva pode ser sentido assim que os visitantes entram no Nostra Itàlia (Centro de Eventos). Caxienses e turistas que visitaram a exposição de uvas na tarde deste sábado (02) se encantaram com o aroma de uva e com a beleza dos cachos.
A exposição também chama atenção pelo formato inovador. Desta vez as uvas não ficam em vidros, mas sim em uma estrutura de madeira rústica que resgata o conceito das primeiras festas, quando o visitante podia ver mais de perto a principal estrela do evento.
“Assim que entramos aqui no espaço eu comentei com a minha família que o cheiro da uva é sensacional. Está no ar esse aroma e realmente faz com o visitante queira experimentar a uva”, afirma Renato Casagrande, 66. Natural de Caxias do Sul, o empresário mora em Minas Gerais desde a década de 80 e esta é a primeira vez que participa de uma Festa da Uva desde que saiu da cidade. Ele elogia a estrutura do Parque de Eventos. “Eu via fotos de outras festas em que a fruta ficava fechada. Esse formato é muito bonito porque o visitante pode ver de perto as variedades de uvas”, acrescenta.
A jovem Ana Paula Fagundes, 25, é de São Lourenço do Sul. Pela segunda vez na Festa da Uva ela afirma que ficou encantada com o aroma da uva. “As uvas são muito bonitas e deliciosas, mas o cheiro no ar realmente é inspirador porque entramos no clima da Festa”, garante. A mãe de Ana Paula, a cuidadora de idosos, Rosa Maria Hermann, 55, estava fascinada. “O cheiro da uva dá para sentir lá de fora. O aroma é muito bom e o gosto mais ainda. Está docinha e nós não temos na nossa cidade uvas tão bonitas. Aqui os cachos são maiores, tem variedades e são mais doces. Assim que chegamos já experimentamos e essa uva está doce e geladinha”, ressaltou. Pela primeira vez na Festa da Uva, que segue até o dia 10 de março, ela promete voltar para visitar outras edições.
O espaço conta com 13 variedades de uvas produzidas por 279 produtores rurais de Caxias do Sul e região serrana.