A 33ª Festa da Uva foi aberta na manhã desta sexta-feira (18), no Parque de Eventos, com a presença do Vice-presidente da República, Hamilton Mourão, do Governador do Estado, Eduardo Leite e do Vice-Governador Ranolfo Vieira Júnior, do Prefeito Adiló Didomenico e da Vice-prefeita Paula Ioris, senador Luiz Carlos Heinze, deputados federais e estaduais, ex-prefeitos, soberanas de festas passadas, prefeitos da região e demais autoridades municipais.

]A rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann conduziram o cerimonial, que teve a participação do Quinteto de Sopros da Orquestra Municipal de Caxias do Sul e de bailarinos da Companhia Municipal de Dança.

O presidente da Festa, Fernando Bertotto, em seu discurso, agradeceu nominalmente a todos voluntários da Comissão Comunitária, sem esquecer do trio de Soberanas. Confira abaixo o discurso completo.

Após a fala do prefeito Adiló, do Governador Leite e do Vice-presidente Mourão, as autoridades descerraram a fita inaugural na entrada do parque.


Discurso do Presidente Fernando Bertotto

Senhoras e Senhores.  

Como cidadão caxiense que tem amor pela sua cidade e aos valores culturais que a representam, sinto-me orgulhoso em dar as boas vindas a tão ilustres personalidades que nos prestigiam nesta solenidade de abertura da 33ª edição da Festa Nacional da Uva.

Nas minhas veias corre o sangue herdado dos que aqui chegaram em 1885 para colonizar estas terras, mas acima de tudo com coragem, ousadia e determinação construíram esta Caxias do Sul que todos conhecem e que carrega vários destaques pela sua pujança, seu trabalho, sua história.

E a história da Festa da Uva, que completa 90 anos, se funde com a história de Caxias do Sul. De uma exposição de uvas para impulsionar a comercialização do produto, chegamos a uma festa nacional que divulga o que Caxias e a região da Serra tem de melhor. Apoiados na história de gerações que nos fizeram referência no país e no mundo, não tínhamos o direito de não ser corajosos diante das adversidades em que vivemos. Nas raízes da própria Festa, em 1931, lembro de adversidades daquela época como a Crise na Bolsa de Nova Iorque em 1929 e a Revolução de 1930. Outras crises foram enfrentadas em nosso país ao longo destes anos e todas superadas. Hoje resistimos à pandemia da Covid-19. Resistimos, porque somos sobreviventes desta peste que entristeceu mais de 600 mil famílias brasileiras com perdas irreparáveis.            

Mas precisamos enfrentar também essa dificuldade como fizeram nossos antepassados e arregaçar as mangas e fazer uma grande festa. Precisamos retomar os negócios abalados pela pandemia. Cito como exemplo a parada total do setor cultural e de eventos durante dois anos. Precisamos dar força a estes empreendedores para que não desistam. Precisamos ajudar a alavancar estes empreendimentos. A festa tem também esse propósito, além de mostrar o êxito da colheita, de divulgar a força da produção industrial, comercial e de serviços da Serra Gaúcha.

Em resumo, diante das dificuldades que foram muitas em 90 anos de história, a Festa da Uva aconteceu. Homenageio aqui todos que nos antecederam neste trabalho, prefeitos, presidentes da festa, soberanas e voluntários.

Minha fala hoje é especial aos voluntários! Deixo aqui meu agradecimento muito especial a toda Comissão Comunitária. São várias mãos e mentes que trabalham incansavelmente desde o lançamento do evento em meados do ano passado para que a festa acontecesse. Preciso nomear um a um os diretores da Comissão para agradecê-los.

Minha vice-presidente Sandra Randon, que me guiou em vários momentos de incertezas com sua fé e determinação.

O vice-presidente, vereador Velocino Uez e agora a presidente, vereadora Denise Pessoa muito obrigado pela parceria da Câmara de Vereadores.

À diretora social Tatiana Menezes e, por meio dela, agradeço aos demais membros que acompanharam nosso trio por inúmeras atividades.

A diretora de Integração Regional, Paula Ioris foi incansável. Ela e o prefeito Adiló visitaram todos os prefeitos da região, convidando-os para o nosso evento. Dos 23 municípios visitados, 20 aceitaram o convite e estão aqui conosco.

À diretora de Cultura e Desfiles, Aline Zilli. Hoje à noite vamos assistir o primeiro de seis grandes espetáculos na rua sinimbu. O Desfile Cênico Musical reúne mais de 1500 pessoas por amor ao trabalho e à Festa da Uva.

Enio Martins, o diretor de Turismo e Hospitalidade está a postos para bem receber a todos com belíssimo estande da Secretaria do Turismo no Centro de Eventos.

Meu agradecimento ao diretor de Esportes, Gabriel Citton e cito aqui também o diretor distrital, Sadi Pirovano na condução dos jogos coloniais, que estão sendo um sucesso de público por onde passamos.

O diretor de Agricultura, Rudimar Menegotto que cuidou na nossa maior estrela da festa: a uva.

A diretora de Comunicação e da Juventude, Andréia Copini que promoveu várias ações voltadas aos jovens como o Arrastão no litoral e no comércio, e a divulgação em várias casas noturnas, envolvendo os jovens no clima da festa.

Os diretores de Infraestrutura, Norberto Soletti, Gilberto Meletti, Jorge Catusso e Helen. Somo a eles o presidente da empresa Festa da Uva S/A, Bruno Brunelli e sua equipe que deixaram o parque preparado com várias melhorias para a nossa festa.

Meu agradecimento ao diretor de Segurança, Ten Cel. Emerson Ubirajara de Souza e todas as forças vivas que nos ajudam: Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Bombeiros, Polícia Rodoviária e Fiscalização de Trânsito.

O diretor de Engajamento e Parcerias Estratégicas, Michel Sonda que promoveu as carreatas das Soberanas e Embaixatrizes, movimentando a cidade.

E aos outros diretores que trabalham nos bastidores, mas que também fazem a 33ª edição da nossa festa:

Diretor de Relacionamento Comunitário, José Oltramari e diretor de Integração Comunitária João Uez. É o movimento comunitário e a comunidade dos bairros na festa.

Obrigado diretor de criação, Aurelio Marques e a diretora de Marketing, Juliane Ribas e suas equipes.

Obrigado diretor de bilheterias e acessos, José Carlos Brustolin e diretor jurídico, Diego Biglia.

Os dedicados diretor de eventos, Eduardo Sachet e gestora de eventos, Tatiane Zandavalli.

Obrigado ao meu braço direito, diretor executivo Luciano Pereira, incansável no seu trabalho de captação de recursos, juntamente com o diretor de Captação, Élvio Gianni e do tesoureiro Ricardo Buratto.

Essas pessoas são a vitória da persistência e a devoção por uma causa tão nobre quanto validar a identidade de um povo. E nas pessoas de vocês, saúdo e agradeço todos os nossos patrocinadores e apoiadores, aos prefeitos da região que aceitaram o nosso convite e participam da Praça das Cidades e aos 250 expositores.

À imprensa que nos abraçou a nossa Festa da Uva mais uma vez. Juntos nos comprometemos e viabilizamos o que estamos inaugurando neste momento.  

Não, não esqueci da rainha Pricila Zanol e das princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann. A vocês o meu carinho! Digo, com toda a certeza, desde a sua coroação, elas não pararam um minuto. A dedicação à festa passou a ser o ar que elas respiram. Uma hora abanavam para uma criança no centro da cidade em cima de um veículo antigo, noutra estavam arremessando queijo e andando de carriola nos jogos coloniais. Não podíamos ter um trio tão identificado com a festa. Obrigado, gurias!

Essa equipe toda abdicou de férias, do tempo com sua família para se dedicar integralmente a maior festa comunitária do sul do país. Peço aos convidados uma salva de palmas a todos os envolvidos na organização e divulgação do evento.  

Aqui elegemos a Festa, embora ainda estejamos de luto pelas perdas da pandemia. Mas precisamos retomar a alegria dos que passaram por esta batalha. Retomar com segurança, com espaços maiores, corredores mais largos, mais distantes um dos outros, com muito cuidado, sem esquecer o uso de máscara e do álcool em gel. 

Temos todos os motivos para fazer desta Festa da Uva a maior de todos os tempos. Em 90 anos de história. Porque esse é o desafio de cada edição. E a 33ª não podia ser diferente. Agora, conclamo ao público que venha, que prestigie a nossa festa. Trabalhamos muito para promover atrações para todos os públicos, todos os gostos. Esperamos vocês na Festa Nacional da Uva 2022. Muito obrigado.



Fotos Andréia Copini