Exposição de uvas foi montada na manhã desta quarta (14.02)
Junto com a movimentação da montagem dos estandes da 34ª Festa da Uva, nesta quarta-feira (14.02) um novo, e fundamental elemento, foi integrado aos Pavilhões. Nesse caso, a grande estrela da Festa que é a uva. Os produtores que participam da exposição e do Concurso de Uvas passaram a manhã montando a exposição no Centro de Eventos. São 236 expositores, 594 inscrições, 38 variedades de uva e sete municípios participantes.
Ainda nesta quarta, no turno da tarde, será realizada a avaliação das uvas por sete jurados. O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Paulo Dullius, explica que a avaliação ocorre às cegas. “As uvas são identificadas apenas por um número e não pelo nome do produtor”.
As amostras vendedoras serão conhecidas nos próximos dias e no segundo final de semana da Festa da Uva será realizado o jantar de premiação.
O Prefeito Adiló Didomenico e o titular da SMAPA e Diretor de Agricultura da Festa da Uva, Rudimar Menegotto, acompanharam parte da montagem, conversaram com os produtores, parabenizaram e agradeceram pela participação.
Entre os produtores estava Celso Cechin, de Loreto da Segunda Légua, em Caxias. Ele está participando inscrito com a variedade niágara branca e conta que a sua esposa Marli Alves, também participa com a variedade Isabel, e sua mãe, a senhora Paulina Vitória Cechin, de 88 anos, também está inscrita com a variedade niágara branca. Ele conta ter muito orgulho da mãe nessa idade ainda fazer questão de participar da exposição de uvas. Celso ressalta ainda que a sua filha, de 13 anos, Tainá Luisa Cechin, já dá seguimento à tradição da família, o que é motivo de muito orgulho para ele.