Nos últimos meses, enfrentamos muitas dificuldades impostas por uma pandemia que ainda assombra o Brasil e o mundo. Adaptamos nossas vidas a uma nova realidade, buscando alternativas, soluções e respostas. Diferente de ninguém, cada qual encara essa nova realidade com a estrutura que há disponível. A fé é uma estrutura disponível.
A Festa da Uva, como instituição cultural de Caxias do Sul e do Rio Grande do Sul, avançou, tinha de avançar, mesmo deliberando contratempos das mais diferentes naturezas e vaidades. Conseguimos nos adequar aos protocolos de saúde, cumprindo cada exigência e tornando viável a realização do concurso de escolha da Rainha e Princesas na noite de 26 de junho, no UCS Teatro, em Caxias do Sul.
Porém, independente de todo o resguardo, a vida segue seu ciclo enquanto a morte exige silêncio. O falecimento da senhora Maria de Lourdes Mallmann, 63 anos, mãe da candidata à soberana da Festa da Uva 2022 Bruna Mallmann, nos calou. Era a mãe da Bruna, e também das demais candidatas, das comissões, das equipes que trabalharam muito para a viabilidade do evento. Era uma mãe, e sobre essa grandeza e essa perda não há muito a versar, a não ser sobre o quanto é sagrado o respeito pela vida e por sua reticência.
A família Festa da Uva está de luto.
Seguirá assim ao longo desta semana que se inicia. É necessário um reestabelecimento das emoções, antes de qualquer decisão matemática, prática, fria. Logo que viável, a Comissão Comunitária da Festa da Uva 2022 retoma seu trabalho, retomando seu propósito de celebração.
Que Deus conforte nossos corações, o da Bruna e os de sua família.
E que Ele ilumine a todos o caminho do respeito e da compreensão.
Sandra Mioranzza Randon, presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva