A Festa

Em 2015 a Festa da Uva chega a sua 54ª edição. O evento começou antes mesmo da emancipação do município de Vinhedo, no interior de São Paulo, por volta de 1948, quando os agricultores se reuniam para celebrar a colheita dos frutos ao som de música e muita alegria. Era um momento mágico, em que os produtores comemoravam com a comunidade local o fruto de seu trabalho.

Oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu na Praça Sant Anna, em 1948. Com o avanço dos tempos e também na medida em que prosperava a cidade, a Festa da Uva - como não poderia deixar de ser - aumentou suas proporções.

Em 2009, a Festa da Uva agregou a Festa do Vinho, que em 2015 estará em sua 6ª edição e que foi incorporada ao calendário de eventos para também valorizar o cultivo e a produção de suco e de vinho das famílias vinhedenses.

Atualmente as festividades acontecem no Parque Municipal Jayme Ferragut e recebem milhares de pessoas, entre moradores e turistas. Conta com inúmeras atrações, incluindo exposição e venda de frutas, leilão de frutas premiadas, artesanatos diversos, parque de diversões, grandes shows com artistas de renome nacional, apresentações de dança, bandas regionais em diversos estilos musicais, performances variadas, praça de alimentação, desfile de cavaleiros, passeio de motociclistas, entre outras atividades.

Os eventos também elegem anualmente suas promotoras. Podem se candidatar à função mulheres vinhedenses com idade entre 18 e 35 anos, que sonham em representar Vinhedo durante estas duas festividades, as mais tradicionais da cidade.

Veja o ensaio fotográfico com as Promotoras da Festa da Uva e do Vinho 2015 >>

Outros arquivos relacionados:

Ficha de inscrição >>

Termo de compromisso >>

Regulamento das promotoras >>

Portaria nº 754/2014 (páginas 14 e 15) >> - Nomeação da comissão municipal e organizadora da 54ª Festa da Uva e 6ª Festa do Vinho de Vinhedo

shows-5
festa-do-vinho-4